Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Michels, Lísia Regina Ferreira-
dc.creatorBattisti, Aline Vasconcelos-
dc.creatorHeck, Giomar Maria Poletto-
dc.date2015-06-30-
dc.date.accessioned2017-10-09T16:09:43Z-
dc.date.available2017-09-01-
dc.date.available2017-10-09T16:09:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1251-
dc.description.abstractThis study has as its theme: “The school inclusion of children with autism in Basic Education: Theory and Practice”. The main objective was to analyze how the regular education schools favor the inclusion of children with autism. It is a bibliographical article that initially will address the concept of autism and the differential diagnosis then comes to the Inclusive Education, the National Policy on Special Education from the 90’s, after address the School Inclusion of children with autism. So there is the school inclusion is necessary to involve the school, community and family to meet the needs and ensure access/permanency child with autism. Adaptations in the curriculum are needed to develop their autonomy, overcome their social deficits, so that new knowledge and behaviors are developed in students. Studying autism and the inclusion contributes to increase knowledge in the area, but for that it’s needed training professionals of basic education in a perspective of school inclusion. In this perspective, this theme emphasizes the need for everyone to understand and accept human diversity and so that they can contribute to building a just and egalitarian society. Provide children with autismo living together with others of the same age group allows the stimulus to their interactive capabilities, preventing the continued isolation. The teacher should have a close eye to the needs of each student, focus on their potential so in fact that students feel included and becomes effective teaching/learning. The routine of children should be structured, changes can influence in their behavior. The education of autistic children is something that includes many social, visual, behavioral and routine skills. All strategies are essential for the autistic child grow cognitively and socially, in addition to increasing the psychological welfare of the child and the family.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema “A inclusão escolar de crianças com autismo na educação básica: teoria e prática”. O principal objetivo deste artigo é analisar as mudanças promovidas pelas políticas de inclusão em relação ao acesso e permanência/presença da criança com autismo na escola regular. É um artigo bibliográfico que inicialmente abordará o conceito de autismo e o diagnóstico diferencial, em seguida trata da Educação Inclusiva, a Política Nacional da Educação Especial, a partir da década de 90, após abordará a Inclusão Escolar de crianças com autismo. Para que haja a inclusão escolar é necessário o envolvimento da escola, comunidade e família para atender as necessidades e garantir o acesso/permanência da criança com autismo. Adaptações no currículo são necessárias para desenvolver sua autonomia, ultrapassar seus déficits sociais, para que novos conhecimentos e comportamentos sejam desenvolvidos no aluno. Estudar o autismo e a inclusão contribui para ampliar o conhecimento na área, contudo é necessário a formação de profissionais da educação básica numa perspectiva da inclusão escolar. Nesta perspectiva, a temática reafirma a necessidade que todos compreendam e aceitem a diversidade humana, e possam contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária. Proporcionar as crianças com autismo a convivência com outras da mesma faixa etária possibilita o estímulo a suas capacidades interativas, impedindo o isolamento continuo. O professor deve ter um olhar atento às necessidades de cada aluno, foque em suas potencialidades para que de fato esse aluno se sinta incluído e se efetive o ensino/aprendizagem. Deve-se estruturar a rotina da criança, mudanças podem influenciar em seu comportamento. A educação de crianças autistas é algo que inclui muitas habilidades sociais, visuais, comportamentais e de rotina. Todas as estratégias são fundamentais para que a criança autista cresça cognitivamente e socialmente, além de elevar o bem estar psicológico da criança e da família.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-01T22:30:33Z No. of bitstreams: 1 BATTISTI e HECK.pdf: 830851 bytes, checksum: a64b24667f367757de125ba3d1105df6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T16:09:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BATTISTI e HECK.pdf: 830851 bytes, checksum: a64b24667f367757de125ba3d1105df6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T16:09:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BATTISTI e HECK.pdf: 830851 bytes, checksum: a64b24667f367757de125ba3d1105df6 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCrianças autistaspt_BR
dc.titleA inclusão escolar de crianças com autismo na educação básica: teoria e práticapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATTISTI e HECK.pdf811,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.