Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prigol, Valdir-
dc.creatorHaupenthal, Ana Carolina-
dc.date2015-12-10-
dc.date.accessioned2017-10-09T17:01:17Z-
dc.date.available2017-09-04-
dc.date.available2017-10-09T17:01:17Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1269-
dc.description.abstractEn este trabajo proponemos el análisis de los elementos utilizados para la construcción de la imagen poética de Glaura en la obra Glaura (Poemas Eróticos, 1799) de Manuel Inácio da Silva Alvarenga, llevando en consideración los que remiten a la construcción del paisaje, pues están intrínsecamente ligados a la composición de la imagen. Para el referido análisis nos apoyamos en cuatro teóricos que permean las discusiones, son ellos: Antonio Candido (2009) con sus contribuciones acerca de la musicalidad que permea la obra, Alcir Pécora (2009) que nos auxilia con los elementos constitutivos del locus, Giorgio Agamben (2007) firma el concepto referente a la ninfa y Wolfgang Iser (1996) que contribuye con las características de fingimiento y las máscaras utilizadas por los yo líricos de Arcadia. Al final de este trabajo concluimos que el yo lírico al construir la imagen de Glaura, también se auto construye a través de comparaciones, por lo tanto, la pasión por la imagen traspasa la creación/pintura del otro ser y se cierra por construir una imagen de si propio proyectada en pastor.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho propomos a análise dos elementos utilizados para a construção da imagem poética de Glaura na obra Glaura (Poemas Eróticos, 1799) de Manuel Inácio da Silva Alvarenga, levando em consideração os que remetem à construção do cenário, pois estão intrinsecamente ligados à composição da imagem. Para a referida análise nos apoiamos em quatro teóricos que permeiam as discussões, são eles: Antonio Candido (2009) com suas contribuições acerca da musicalidade que perpassa a obra, Alcir Pécora (2009) que nos auxilia com os elementos constitutivos do locus, Giorgio Agamben (2007) firma o conceito referente à ninfa e Wolfgang Iser (1996) que contribui com as características de fingimento e as máscaras utilizadas pelo eu lírico da Arcádia. Ao final deste trabalho concluímos que o eu lírico, ao construir a imagem de Glaura, também se auto constrói através de comparações, portanto, a paixão pela imagem transpassa a criação/pintura de outro ser e acaba por construir uma imagem de si projetada em pastor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-04T17:10:45Z No. of bitstreams: 1 HAUPENTHAL.pdf: 555948 bytes, checksum: bb311a323c1bb2a5ac7a6f4381600592 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T17:01:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HAUPENTHAL.pdf: 555948 bytes, checksum: bb311a323c1bb2a5ac7a6f4381600592 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T17:01:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HAUPENTHAL.pdf: 555948 bytes, checksum: bb311a323c1bb2a5ac7a6f4381600592 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de textopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectLocus Amoenuspt_BR
dc.subjectManuel Inácio da Silva Alvarengapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleA paixão pela imagem na obra "Glaura" de Manuel Inácio da Silva Alvarengapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HAUPENTHAL.pdf542,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.