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Tipo: Monografia
Título: O cuidado de enfermagem no processo de morte morrer: um olhar sobre o ensino na região sul do Brasil
Autor(es): Santhyago, Mayra Caroline Galvão
Primeiro Orientador: Maestri, Eleine
Resumo: Trata-se de uma pesquisa documental descritiva, de abordagem qualitativa, com o objetivo geral de descrever a inclusão do tema Processo de Morte e Morrer nos Projetos Pedagógicos de Curso e Planos de Ensino dos cursos de graduação em Enfermagem da Região Sul do Brasil. Como objetivos específicos: descrever a inclusão do tema Processo de Morte e Morrer nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e Planos de Ensino dos cursos de graduação em Enfermagem da Região Sul do Brasil; identificar a existência dos grupos de estudos, projetos de extensão ou de iniciação científica sobre o tema nos cursos de Graduação em Enfermagem da Região Sul do Brasil. O estudo teve como cenário 10 instituições que disponibilizaram material via email e 09 que possuem os materiais disponíveis em domínio público. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa em documentos no período de agosto a setembro de 2014. Para ordenação e organização dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. A proposta segue os preceitos éticos da Resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, foi avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul. As informações deram origem a três categorias relacionadas ao tema: Componente Curricular específico sobre o Processo de Morte e Morrer; Cuidados Paliativos e o manejo com pacientes terminais; Espiritualidade, Crenças Culturais e Religiosas sobre o PMM. Essas categorias mostram que o PMM é relacionado à religião, espiritualidade e cuidados paliativos nos CCRs. Outro fator relevante é que a abordagem da temática é escassa e utiliza metodologias de forma tecnicista e mecânica, quando o mesmo necessita de um olhar humanístico e subjetivo. Concluise que há necessidade de explorar essa temática que tem precária evolução. A reforma curricular é algo pontal para o avanço do PMM na formação do enfermeiro.
Abstract/Resumen: This consists of a narrative documentary research , qualitative approach , with the general objective of describing the Inclusion of Death and Dying Process nos Pedagogical Course Projects and teaching plans of undergraduate programs in nursing in southern Brazil . As Specific Objectives : describe the Inclusion of Death and Dying Process nos pedagogical projects of the courses and teaching plans of undergraduate programs in nursing in southern Brazil ; identify the existence of Study Groups , Scientific Initiation OU Extension Projects On the subject nos Undergraduate Nursing southern Brazil . The study took place at 10 institutions that had materials via email and have 09 que OS materials available in the public domain. The Data Collection was performed BY Search Media Documents from August to September period of 2014. For ordering and Data Organization , used -If the Content Analysis. The proposal follows precepts OS ethical Resolution No. 466/12 to the National Health Council , was reviewed and approved hair Ethics Committee of the Federal University of Southern Border . How INFORMATION Gave Rise to Three categories related to topic: Specific Curriculum Component About Death and Dying Process ; Palliative Care OE management with pacientes terminals ; Spirituality , Cultural and Religious Beliefs About PMM . These CATEGORIES show That PMM And related to religion , spirituality and Hospice nos CCRs . Another factor Relevant And que Thematic Approach And scarce and uses technicalities form of methodologies and Mechanics, When EVEN NEED A Glimpse of humanistic and subjective. It is concluded What is needed to exploit this theme What has not been evolving for years . Curriculum reform and spit Something for the Advancement do PMM in training for nurses.
Palavras-chave: Enfermagem
Ensino
Ensino e aprendizagem
Planos de Ensino dos cursos de graduação em Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1273
Data do documento: 2014
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