Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Snichelotto, Cláudia Andrea Rost-
dc.creatorChiocheta, Naiane-
dc.date2015-12-10-
dc.date.accessioned2017-10-09T17:05:43Z-
dc.date.available2017-09-04-
dc.date.available2017-10-09T17:05:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1274-
dc.description.resumoEste artigo tem por pretensão verificar as convergências e as divergências entre as noções acerca de língua, gramática, variação e mudança linguísticas que perpassam o livro didático de português da coleção “Língua Portuguesa” e as orientações para o ensino de língua portuguesa dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e do Guia de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Nosso estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos da interface entre a Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008; 1978; 1994; 2001; 2003; 2010) e o ensino de língua (FARACO, 2007; BORTONI- RICARDO, 2004; GORSKI; COELHO, 2006; BAGNO, 2007; 2009, entre outras). Foram analisadas as seções de análise linguística propostas no volume 1 da coleção adotada pelos professores de português do nível médio de uma escola estadual, localizada na cidade de Coronel Freitas, em Santa Catarina. Esta pesquisa nos permitiu perceber de maneira consistente as convergências e as divergências entre as noções (acima citadas) do livro didático de língua portuguesa e dos documentos oficiais, já que se parte da hipótese de que circula nos primeiros com grande frequência algumas distorções do conceito a respeito da língua, que não colabora em nada para que possamos construir uma democracia linguística no Brasil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-04T17:33:20Z No. of bitstreams: 1 CHIOCHETA.pdf: 2289817 bytes, checksum: aa4cecc32bf35c560b4667b6b08b57d8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T17:05:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CHIOCHETA.pdf: 2289817 bytes, checksum: aa4cecc32bf35c560b4667b6b08b57d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T17:05:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHIOCHETA.pdf: 2289817 bytes, checksum: aa4cecc32bf35c560b4667b6b08b57d8 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.titleA Sociolinguística no livro didático de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHIOCHETA.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.