Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Mara Cristina Fortuna da-
dc.creatorGonçalves, Ana Paula-
dc.creatorSilva, Adriane Graziela Lopes da-
dc.date2017-06-30-
dc.date.accessioned2017-10-09T18:40:51Z-
dc.date.available2017-10-09-
dc.date.available2017-10-09T18:40:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1277-
dc.description.abstractThe present study with the theme, "The inclusion of students with deafness in common education", emerged from the compulsory curricular traineeship in early childhood education, where we find a student with deafness in the nursery class. Since these students are included in the common education and according to the curriculum where the course contemplates in the disciplines of special education, awakened us by the broad subject for our formation. With the purpose of researching how to include the student in regular schools. In view of this, it is a qualitative and exploratory work of course completion, which initially presents the Inclusive Educational Policies in Brazil, based on epistemological Cultural Historical Theory and its relationship with the education of students with disabilities. According to this perspective, with Vygotsky's studies, the child is constituted in the course of history, with the coexistence in society. The studies of this author have contributed to the learning of children with disabilities, as well as to students with deafness, in which it is possible to develop their potentialities, promoting their inclusion. The perspective in relation to this study was satisfactory, since, in tracing the Bank of Theses and Dissertations of CAPES, we noticed in most of the dissertations found the involvement of the teachers in working with the students so that all students can be included in the schooling process. However, for inclusion to really be consolidated, there is a need for the involvement of the school, teachers, parents, students and the whole community. The inclusion of students with deafness requires the adoption of activities aimed at the overall development of these students and for this, this involvement needs to be daily and the teacher needs to be in constant training, to jointly achieve the common goal: the schooling of all students.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo com o tema, “A inclusão de alunos com surdez no ensino comum”, surgiu do estágio curricular obrigatório na educação infantil, onde encontramos um aluno com surdez na turma de maternal. Visto que, estes alunos estão inseridos no ensino comum, e de acordo com o currículo onde o curso contempla nas disciplinas de educação especial, nos despertou pelo tema abrangente para nossa formação. Com o propósito de pesquisar como se dá a inclusão do aluno nas escolas de ensino regular. Em vista disso, é um trabalho de conclusão de curso, de cunho bibliográfico, de caráter qualitativo e exploratório que inicialmente apresenta as Políticas Educacionais Inclusivas no Brasil, tendo como base epistemológica a Teoria Histórica Cultural e sua relação com educação de alunos com deficiência. De acordo com esta perspectiva, com estudos de Vygotsky, a criança vai se constituindo no decorrer da história, com a convivência em sociedade. Os estudos deste autor contribuíram para a aprendizagem de crianças com deficiência, assim como, para os alunos com surdez, nos quais é possível desenvolver suas potencialidades, promovendo sua inclusão. A perspectiva em relação esse estudo foi satisfatória, pois, ao rastrearmos o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, percebemos na maioria das dissertações encontradas o envolvimento dos professores em trabalhar com os alunos de forma que se possam incluir todos os alunos no processo de escolarização. No entanto, para que a inclusão realmente se consolide há necessidade do envolvimento da escola, professores, pais, alunos e toda comunidade. A inclusão dos alunos com surdez necessita de adoção de atividades voltadas para o desenvolvimento global destes alunos e para isso, esse envolvimento precisa ser diário e o professor necessita estar em constantes capacitações, para juntos alcançarem o objetivo comum: a escolarização de todos os alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-09T18:28:50Z No. of bitstreams: 1 GONÇALVES e SILVA.pdf: 992406 bytes, checksum: 5e98b35715b5bbef3ca95f4cef3c80ef (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T18:40:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GONÇALVES e SILVA.pdf: 992406 bytes, checksum: 5e98b35715b5bbef3ca95f4cef3c80ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T18:40:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GONÇALVES e SILVA.pdf: 992406 bytes, checksum: 5e98b35715b5bbef3ca95f4cef3c80ef (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação escolar básicapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA inclusão de alunos com surdez no ensino comumpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GONÇALVES e SILVA.pdf969,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.