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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rivero, Andréa Simões-
dc.creatorNovak, Ana Paula-
dc.date2017-07-09-
dc.date.accessioned2017-10-09T19:02:06Z-
dc.date.available2017-10-09-
dc.date.available2017-10-09T19:02:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1299-
dc.description.abstractThis article is the work of conclusion the graduation course in Education by Universidade Federal Fronteira Sul in Chapecó. Accomplished a survey with the Postgraduate studies programs in education three Federal Universities at South Brazil, with the purpose locating dissertations and theses, which addressed the relations between families and institutions child education in the period from 2000 to 2016. The general aim was knew what investigates about the relations between families and institutions at child education. Even as to map the research focus and objectives by the searches developed on the thematic; verify if the perspective of the subjects involved - child, family and professionals - are contemplated; identify the conceptions of family, child and child education are evidenced in the research; and know the theoreticalmethodological contributions and the indicatives of the researches regarding the contexts of infant education. It was checked just two dissertations about this thematic, both produced in the Postgraduate studies programs at Universidade Federal de Santa Catarina. The fact that it did not find another works about this thematic, in the limited period, does not allow us to affirm its non-existence in the programs. Furthermore to get more precision in the research will be necessary expand the key-words or the descriptors used, as well as make search in another database, what can not be possible in the limits of the work. Finally, it is still the small number of works founded; they present many theoretical contributions regarding the concept of family, and contribute significantly to understanding the importance and complexity about the aspects that constitute relationships between family and institutions of infant educationpt_BR
dc.description.resumoEste artigo configura-se como trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul, do campus de Chapecó (SC). Realizou-se um levantamento junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação de três Universidades Federais do Sul do Brasil, com a finalidade de localizar dissertações e teses que abordassem as relações entre famílias e instituições de educação infantil no período compreendido entre os anos de 2000 a 2016. O objetivo geral foi o de conhecer o que está sendo investigado sobre as relações entre as famílias e instituições de educação infantil no âmbito das produções teóricas da área da educação infantil, assim como mapear os focos de investigação e objetivos das pesquisas desenvolvidas sobre a temática; verificar se a perspectiva dos sujeitos envolvidos - criança, família e profissionais - são contempladas; identificar as concepções de família, criança e educação infantil evidenciadas nas pesquisas; e conhecer as contribuições teórico-metodológicas e indicativos das pesquisas no que tange aos contextos de educação infantil. Localizou-se somente duas dissertações de mestrado sobre a temática, ambas produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. O fato de não terem sido encontrados outros trabalhos sobre a temática, no período delimitado, não nos permite afirmar a sua não existência nos programas. Para obtermos maior precisão no levantamento, seria necessário ampliar as palavras-chave ou descritores utilizados, assim como realizar as buscas em outros bancos de dados, o que não foi possível nos limites deste trabalho. Apesar do número reduzido de trabalhos encontrados, os mesmos apresentam inúmeras contribuições teóricas no que diz respeito ao conceito de família, e contribuem significativamente para a compreensão da importância e da complexidade dos aspectos que constituem relações entre família e creche.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-09T16:49:12Z No. of bitstreams: 1 NOVAK.pdf: 992640 bytes, checksum: b7dc5cf761198a96a3fec895be3f07e5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T19:02:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NOVAK.pdf: 992640 bytes, checksum: b7dc5cf761198a96a3fec895be3f07e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T19:02:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NOVAK.pdf: 992640 bytes, checksum: b7dc5cf761198a96a3fec895be3f07e5 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.titleRelações entre famílias e instituições de educação infantil: um mapeamento de pesquisas realizadas no período de 2000 a 2016 em programas de pós-graduação em educação de três universidades federais do sul do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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