Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1304
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Rivero, Andréa Simões-
dc.creatorChiarello, Diana-
dc.creatorColaço, Mariane-
dc.date2016-06-28-
dc.date.accessioned2017-10-09T19:05:34Z-
dc.date.available2017-10-06-
dc.date.available2017-10-09T19:05:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1304-
dc.description.abstractThis article presents studies and reflections on work from scientific research published in the GT-7 Anped, about the inclusion of children in Early Childhood Education institutions. The text comes from a bibliographical research, whose main objective was to investigate, on theoretical productions of early childhood education area, the theoretical and methodological perspectives on children insertion process in early childhood settings. The survey itself took place in the context of scientific production presented in the Anped meetings, the Working Group on Education of Children 0-6 years from 2000 to 2015. Besides these, were approached some official documents and publications authors, that presenting their contributions to a better understanding of the subject matter. One of the purposes of this article, therefore, is to share the discussions found in scientific publications already mentioned and emphasize the importance of ensuring the inclusion of practices that children consider as social subjects and rights, and the responsibility of institutions to share and complement the education and care of children with families.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta estudos e reflexões sobre trabalhos provenientes de pesquisas científicas publicados no GT-7 da Anped, acerca da inserção de crianças nas instituições de Educação Infantil. O texto é originário de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo principal foi o de investigar, em produções teóricas da área de Educação Infantil, as perspectivas teórico-metodológicas sobre o processo de inserção de crianças em contextos de educação infantil. O levantamento, propriamente dito, deu-se no âmbito das produções científicas apresentadas em reuniões da Anped, no Grupo de Trabalho sobre Educação das Crianças de 0 a 6 anos, no período de 2000 a 2015. Além destes, foram abordados alguns documentos oficiais e publicações de autores, apresentando suas contribuições para uma melhor compreensão do objeto de estudo. Um dos propósitos deste artigo, portanto, é o de compartilhar as discussões encontradas nas produções científicas já mencionadas e ressaltar a importância de assegurar às crianças, práticas de inserção que as considerem como sujeitos sociais e de direitos, assim como a responsabilidade das instituições de compartilhar e complementar a educação e o cuidado das crianças com as famílias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-06T22:02:49Z No. of bitstreams: 1 CHIARELLO e COLAÇO.pdf: 441947 bytes, checksum: 7647fb796a7e12db833bd0d8ecf362b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T19:05:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CHIARELLO e COLAÇO.pdf: 441947 bytes, checksum: 7647fb796a7e12db833bd0d8ecf362b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T19:05:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHIARELLO e COLAÇO.pdf: 441947 bytes, checksum: 7647fb796a7e12db833bd0d8ecf362b6 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleA inserção de crianças nas instituições de educação infantil: o que dizem as produções teóricas apresentadas no GT7 da ANPED?pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CHIARELLO e COLAÇO.pdf431,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.