Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.creatorMalacarne, Fernanda-
dc.creatorMalacarne, Nelci Terezinha-
dc.date2016-06-15-
dc.date.accessioned2017-10-09T19:34:42Z-
dc.date.available2017-10-06-
dc.date.available2017-10-09T19:34:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1317-
dc.description.resumoEste estudo do tipo ―estado da arte‖ intencionou buscar e dar visibilidade ao que se produz em cursos de graduação e pós-graduação acerca da arte de contar histórias nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um exercício de iniciação científica, demandado como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do Curso de Pedagogia. O disparadouro deste estudo foi uma estranha ausência do exercício da contação de histórias, como conteúdo e como estratégia de ensino durante o estágio curricular do Curso de Pedagogia. Além do propósito já citado, foram objetivos deste exercício analisar a produção nacional sobre a arte de contar história nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a intenção de produzir um quadro analítico, com destaques necessários à formação do professor alfabetizador, além disso, ensejamos identificar as regiões, as instituições e os pesquisadores inquietos ante à temática. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa do tipo ―estado do conhecimento‖ com suporte bibliográfico que, de acordo com Ferreira (2002), contribui no sentido de propiciar a circulação e o intercâmbio do que já foi construído e, desse modo, contribuir com o que está por construir, otimizando a pesquisa nos seus diversos aspectos. Como critérios de busca, definimos previamente as expressões: ―a arte de contar história nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental‖, ―a contação de história nos Anos Iniciais‖. Nossas fontes foram o sítio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses, e a base eletrônica do IBICT4 - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A presente catalogação deu-se no período de janeiro a abril de 2016 no recorte temporal de 2000 a 2016. Como resultados deste estudo, destacamos a baixa quantidade de contribuições focadas na arte de contar histórias para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De antemão, ressaltamos tratar-se de uma estratégia/conteúdo pouco estudado e que demanda mobilização dos professores dos Anos Iniciais e dos pesquisadores ante o tema abordado. Muito embora tenhamos situado a fragilidade deste compromisso junto a Programas de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, não obstante verificamos a ausência desta possibilidade na sala de aula, sob a alegação de que as crianças não querem mais ouvir histórias. Contudo, o que constatamos por meio dos trabalhos acessados, é que essa alegação trata-se, na verdade, de um despreparo para o exercício de contar histórias. Tal despreparo é entendido como demanda de profissionalização específica, razão com a qual não compactuamos, pois compreendermos a demanda da contação de histórias como conteúdo e como estratégia de ensino e de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-06T17:57:39Z No. of bitstreams: 1 MALACARNE e MALACARNE.pdf: 539678 bytes, checksum: 5cc3ea05ed32d51a6a81eab1ae3c2119 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-09T19:34:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MALACARNE e MALACARNE.pdf: 539678 bytes, checksum: 5cc3ea05ed32d51a6a81eab1ae3c2119 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-09T19:34:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MALACARNE e MALACARNE.pdf: 539678 bytes, checksum: 5cc3ea05ed32d51a6a81eab1ae3c2119 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentapt_BR
dc.titleA arte de contar histórias nos anos iniciais: o que diz a produção nacional?pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MALACARNE e MALACARNE.pdf527,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.