Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1323
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Petry, Oto João-
dc.creatorPerin, Daniela-
dc.creatorZucchi, Vanessa-
dc.date2016-06-16-
dc.date.accessioned2017-10-10T12:00:15Z-
dc.date.available2017-10-06-
dc.date.available2017-10-10T12:00:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1323-
dc.description.abstractThis article aims to study the public space in the municipal education system, in order to assess the implications arising for the management of the curriculum in this system and the use of booklet as content to be taught and learned. Our research task is guided by a case study with the use of content analysis. The documents that integrate and guide the management and the curriculum of a municipal education system will be analyzed. The text discusses the question of public and private character, and how they present themselves in the legal frameworks that make a municipal education system, as well as the consequences for the curriculum management adopting a booklet as a curricular reference. Even provisionally, it is clear that public space is subject to types of ownership by the private character of enterprises, in this case of analysis, the introduction and use of a booklet by the municipal system was found, a policy that will have repercussions on the desired emancipatory social quality announced in the political-pedagogical proposal of the municipal education system.pt_BR
dc.description.resumoA elaboração deste artigo tem como objeto de estudo o espaço público em sistema municipal de educação, com a finalidade de analisar as implicações que decorrem para a gestão do currículo neste sistema a adoção de apostilado como conteúdo a ser ensinado e aprendido. A nossa tarefa de pesquisa pauta-se em um estudo de caso com emprego da análise de conteúdo. Serão objeto de análise documentos que integram e orientam a gestão e o currículo de um sistema municipal de educação. No texto discute-se a questão do caráter público e privado, e como estes se apresentam nos marcos legais que conformam um sistema municipal de educação, bem como os desdobramentos para a gestão do currículo a adoção de um apostilado como referência curricular. Ainda que provisoriamente, é possível afirmar que o espaço público está sujeito a tipos de apropriação por parte de empreendimentos de caráter privado, no caso em análise, consta-se a introdução e adoção pelo sistema municipal de um apostilado, política que repercutirá na almejada qualidade social emancipadora anunciada na proposta político-pedagógica do sistema municipal de educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-06T17:22:06Z No. of bitstreams: 1 PERIN e ZUCCHI.pdf: 541864 bytes, checksum: dda438bee0a0c0c67616101310a8a687 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-10T12:00:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PERIN e ZUCCHI.pdf: 541864 bytes, checksum: dda438bee0a0c0c67616101310a8a687 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-10T12:00:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PERIN e ZUCCHI.pdf: 541864 bytes, checksum: dda438bee0a0c0c67616101310a8a687 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleO caráter público na corda bamba: um estudo de caso em rede municipal de educaçãopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PERIN e ZUCCHI.pdf529,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.