Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caracelli Scherma, Camila-
dc.creatorBaggio, Suelen Cristina Rechi-
dc.creatorCeratto, Jessica-
dc.date2016-06-27-
dc.date.accessioned2017-10-10T12:02:55Z-
dc.date.available2017-10-05-
dc.date.available2017-10-10T12:02:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1329-
dc.description.abstractLiterary reading is present in the early scholar years. Know how it is presented it is essential that this reading makes possible the construction of meaning in the lives of students. We developed this study anchored in the theoretical assumptions of Mikhail Bakhtin, with regard to the concepts of language, and in proposed ways by João Wanderley Geraldi, especially with regard to reading practices. We used as a dataset lesson plans for the early scholar years which are published on the MEC portal between the years 2010 and 2014. Analyzing these plans we auscultated the meeting of voices that build different possibilities and ways to literary reading, which now make it possible the build of meanings by the students, now reproduce the 17 mandatory reading for assignment note and fill reading chips. We note with this study that on the proposals analyzed prevail the literary reading paths that link the student to a form of pre-defined reading or works that will be delivered and evaluated. Through the analysis we seek to listen in reading practices proposed possibilities for students to say their word, another word, but we realized that intentionality of these plans always in tension with the reproduction paths of ready knowledge, which does not prove or allow the construction of other senses in elementary education.pt_BR
dc.description.resumoA leitura literária se faz presente nos anos iniciais. Conhecer a forma como ela é apresentada torna-se imprescindível para que seja possível construir sentido na vida do educando. Desenvolvemos este estudo ancoradas nos pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin, no que diz respeito às concepções sobre a linguagem e os caminhos propostos por João Wanderley Geraldi especialmente no que diz respeito às práticas de leitura. Utilizamos como conjunto de dados propostas de aulas para os anos iniciais do portal do MEC entre os anos de 2010 e 2014. Ao analisar essas propostas auscultamos o encontro de vozes que constroem diferentes possibilidades e sentidos para a leitura literária, que ora possibilitam construções de sentidos pelo educando, ora reproduzem a obrigatoriedade da leitura para atribuição de nota e preenchimento de fichas de leitura. Constatamos com este estudo que, nas propostas analisadas predominam caminhos de leitura literária que vinculam o educando a uma ficha de leitura pré-definida ou a trabalhos que serão entregues e avaliados. Através das análises buscamos auscultar nas práticas de leitura propostas possibilidades de que os alunos dissessem sua palavra, uma palavra outra, mas percebemos essa intencionalidade nos planos sempre em tensão com caminhos de reprodução de conhecimentos prontos, que não provam ou possibilitam a construção de sentidos outros na formação do educando.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-05T23:31:59Z No. of bitstreams: 1 BAGGIO e CERATTO.pdf: 7326678 bytes, checksum: 67fa2d3c3886f49963bfee6f18d1de59 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-10T12:02:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BAGGIO e CERATTO.pdf: 7326678 bytes, checksum: 67fa2d3c3886f49963bfee6f18d1de59 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-10T12:02:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BAGGIO e CERATTO.pdf: 7326678 bytes, checksum: 67fa2d3c3886f49963bfee6f18d1de59 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleA leitura da palavra literária como espaço para a palavra outra: um olhar para as possibilidades de construção de sentidospt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAGGIO e CERATTO.pdf7,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.