Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1335
Type: Monografia
Título : Orientação sexual na escola na percepção dos educadores: contribuição da enfermagem
Author: Bandeira, Joseani
First advisor: Brum, Crhis Netto de
Resume: Introdução: A educação brasileira, a partir do ano de 1996, apresenta nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os temas transversais. Dentre eles, encontra-se a orientação sexual, como uma possibilidade de integração entre as áreas da saúde e educação, ao considerarem o espaço escolar como uma oportunidade para a construção de diferentes abordagens interdisciplinares e intersetoriais. Assim, este estudo apresentou a seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos educadores sobre a temática da orientação sexual em uma escola do Município de Chapecó/SC? Objetivo: identificar a percepção dos educadores sobre a temática da orientação sexual na escola. Método: pesquisa qualitativa; descritiva exploratória. O cenário foi uma escola pública do Município de Chapecó e teve como sujeitos, 15 educadores. Os critérios de inclusão foram: educadores que ministravam aula para ensino fundamental e/ou médio para adolescentes dos 10 aos 19 anos de idade. Adotaram-se como critérios de exclusão: educadores que estivessem fazendo gozo de férias ou estivessem de licença. A etapa de campo foi constituída de dois momentos: a aproximação e ambientação, a qual foi realizada a partir de conversa com a coordenação e, posteriormente, com os educadores bem como a participação nos intervalos das aulas; e a produção dos dados, ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada audiogravada. A realização da produção de dados se deu partir de setembro a outubro de 2014, após ter sido aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó pelo protocolo número 753.432. O projeto respeitou os preceitos éticos da Resolução número 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. Os dados coletados foram analisados em conformidade com a Análise de Conteúdo de Bardin que compreendeu três etapas: a de pré-análise; de exploração do material e a do tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Resultados: nessa análise surgiram duas categorias analíticas: percepção da orientação sexual na escola como construção social de gênero e percepção da orientação sexual na escola como um solo que nunca pisaram. Na primeira categoria analítica pôde-se perceber que ao serem indagados sobre o tema orientação sexual os educadores a identificaram como questão de gênero quanto à valorização do corpo. A diversidade sexual é pensada por meio do enfoque biológico. Na segunda categoria analítica, percebeu-se que os educadores se sentem despreparados e tem dificuldade para abordar a orientação sexual em sala de aula. Esse despreparo, conforme os educadores, são visto pela falta de preparo na graduação, carência de capacitações, ausência de interdisciplinaridade e pouco envolvimento da família ao trabalhar esse tema em casa. Conclui-se que são necessárias iniciativas para tornar a orientação sexual mais eficiente nas escolas como projetos que envolvam a família, que muitas vezes não está preparada para dialogar sobre a sexualidade; trazer novos materiais para abordar mais claramente a orientação sexual em sala de aula, disponibilizar momentos de sensibilização para os educadores ao agregar profissionais da área da saúde, como a exemplo do profissional enfermeiro, em discussões coletivas.
Resumen : Introduction: The Brazilian education, from the year 1996 presents the National Curriculum Guidelines, cross-cutting issues. Among them is sexual orientation, as a possibility of integration between the areas of health and education, consider the school as an opportunity for the construction of different interdisciplinary and intersectoral approaches. Thus, this study presented the following research question: what is the perception of educators on the topic of sexual orientation in a school in the city of Chapecó / SC? Objective: To identify the perception of educators on the topic of sexual orientation in school. Method: qualitative research; exploratory descriptive. The scenario was a public school in the city of Chapecó and had as subjects, 15 educators. Inclusion criteria were: educators who taught school for elementary and / or middle for teenagers from 10 to 19 years old. Have been adopted as exclusion criteria: educators who were doing holiday or were on leave. The field stage consisted of two phases: the approach and ambiance, which was held from conversation with the coordination and subsequently with educators and participation between classes; and the production of data were collected through semi-structured interviews audiogravada. The completion of data production occurred from September to October 2014, after being approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Southern Frontier / Campus Chapecó by 753,432 protocol number. The project has complied with the ethical principles of Resolution 466/2012 of the National Council of Health Ministry of Health The collected data were analyzed according to Bardin's content analysis that involved three steps:. The pre-analysis; exploration of the material and the processing of results and interpretation. Results: In this analysis there were two analytical categories: perception of sexual orientation in the school as a social construction of gender and perception of sexual orientation in school as a solo ever trod. The first analytical category could notice that, when asked about the subject sexual orientation educators identified as gender issue as to recovery of the body. Sexual diversity is thought through biological approach. In the second analytical category, it was noted that educators feel unprepared and has difficulty to address sexual orientation in the classroom. This unpreparedness, as educators, are seen by the lack of preparation in the undergraduate, lack of training, lack of interdisciplinarity and little family involvement in developing this theme at home. We conclude that initiatives are needed to make the most efficient sexual orientation in schools as projects that involve the family, which often is not prepared to talk about sexuality; bring new materials to more clearly address sexual orientation in the classroom, providing awareness of time for educators to add health professionals, as the example of professional nurses in collective discussions.
Palabras clave : Educação escolar
Sexualidade
Saúde pública
Orientação sexual
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1335
Fecha de publicación : 2014
Aparece en las colecciones: Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BANDEIRA.pdf2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.