Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/133
Type: Monografia
Title: Escola Estadual Valentim Berto: da criação à nucleação.
Author: Berto, Édine
First advisor: Gritti, Isabel Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Émerson Neves da
metadata.dc.contributor.referee2: Mohr, Mateus Fernando
Resume: Este trabalho trata de uma pesquisa histórica a cerca das Escolas Públicas Primárias Rurais Multisseriadas e Unidocentes, tendo como objeto de estudo a Escola Valentim Berto, pertencente atualmente ao município de Ponte Preta – RS. A metodologia utilizada se refere à pesquisa documental em normas educacionais, documentos da escola objeto de estudo, assim como, a análise de bibliografia especializada no assunto. Aliado a estes procedimentos, contamos com uma entrevista realizada com um ex-professor da instituição, que atuou na escola durante todo o período de funcionamento da mesma. O objetivo primordial da pesquisa se refere a investigar e discutir as políticas públicas de Educação Rural que permitiram a criação das escolas rurais, sua nucleação e posteriormente a extinção do estabelecimento. Buscamos ao longo do estudo discutir o contexto histórico no qual surge a Escola Valentim Berto, evidenciando características referentes ao período em que esteve em funcionamento e, discutir a conjuntura histórica do momento em que encerrou suas atividades. Para atender tais questionamentos, consultamos alguns documentos da Legislação Educacional Brasileira; em seguida empreendemos um estudo acerca dos anos de 1950 ao que se refere à educação rural e, a criação de escolas no meio rural; posteriormente, dedicamo-nos à pesquisa do surgimento, funcionamento e fechamento da Escola Valentim Berto nos documentos da instituição, bem como a entrevista realizada. Por fim, atentamos ao processo de nucleação escolar ocorrido a partir de 1970 e, sugerimos como proposta para a população rural o paradigma da educação do campo. A partir do estudo realizado, percebemos que a educação pública primária rural foi relegada as cinzas do projeto educacional por um longo período e, quando implementada, esteve voltada ao projeto urbano e industrial de desenvolvimento do país. Em relação à Escola Valentim Berto, foi possível ratificar a hipótese de se tratar de uma instituição criada pelo projeto das “Brizoletas” do governador Leonel de Moura Brizola, que após 31 anos de funcionamento, foi fechada devido às políticas públicas de nucleação de escolas rurais.
Abstract: This work is a historical research about Public Schools Primary and Rural Multiseriated Unidocentes, having as object of study the Valentim Berto School, currently belonging to the municipality of Ponte Preta - RS. The methodology refers to documentary research in educational standards, school documents object of study, as well as analysis of relevant literature on the subject. In addition to these procedures, we have an interview with a former teacher of the institution, who worked at the school for the entire period of operation of the same. The primary objective of the research refers to research and discuss public policies for Rural Education that allowed the creation of rural schools, their nucleation and subsequent extinction of the establishment. Sought throughout the study discuss the historical context in which it arises Valentim Berto School , showing characteristics for the period it has been in operation and discuss the historical context of the time it ended its activities. To answer such questions, consult some documents of the Brazilian Educational Legislation; then undertook a study of the 1950 what it refers to rural education , and the establishment of schools in rural areas; later, we are dedicated to research on the emergence, operation and closure of Valentim Berto School in the documents of the institution as well as the interview. Finally, we look at the school nucleation occurred from 1970 process and we suggest as a proposal for the rural population the paradigm of rural education. From the study, we realized that the rural public primary education was relegated to the ashes of the educational project for a long period and, when implemented, was geared to urban and industrial development project in the country. Regarding School Valentim Berto, could ratify the hypothesis of whether it is an institution created by the project of “Brizoletas” the governor Leonel de Moura Brizola, who after 31 years of operation, was closed due to public policies nucleation of rural schools.
Keywords: Educação
Escola rural
Escola pública
Nucleação
Políticas públicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/133
Issue Date: 11-Nov-2014
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BERTO.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.