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Tipo: Monografia
Título: Financiamento do programa Mais Educação
Autor(es): Dariva, Viviane Amélia
Primeiro Orientador: Silva, Rodrigo Manoel Dias da
Primeiro membro da banca: Lorenzon, Fernando Arnold
Segundo membro da banca: Della Flora, Ângela
Resumo: A presente monografia possui como finalidade compreender como se dá o processo de financiamento do Programa Mais Educação, política pública educacional proposta pelo Governo Federal a partir de 2007. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de ordem documental realizada por meio da revisão e seleção de bibliografias relevantes, onde se contextualizou o financiamento da educação brasileira e o surgimento de políticas educacionais relacionadas à educação integral, seguida da análise de um documento ministerial específico, a saber: o Manual Operacional de Educação Integral. Essa análise possibilitou uma reflexão e um maior entendimento relacionado ao problema em questão. O estudo reconheceu um diferencial presente no processo político-pedagógico e financeiro do programa, porém ressalta que como a ampliação da jornada escolar no Brasil ainda está em processo de implantação, desafia cada dia mais os meios de seu financiamento. A ampliação da jornada escolar exige cada vez mais mudanças referentes aos modos de pensar a educação brasileira, demandando mais atenção em termos de financiamento público, tendo em vista sua pertinência na garantia da qualificação dos tempos, espaços, recursos didático-pedagógicos e financeiros, carreira docente e infraestrutura.
Abstract/Resumen: The present monograph aims to understand how the financing process of the More Education Program, educational public policy proposed by the Federal Government from 2007. This is a qualitative documentary research carried out through the revision and selection of bibliographies In which the financing of Brazilian education was contextualized and the emergence of education policies related to integral education, followed by the analysis of a specific ministerial document, namely the Operational Manual of Integral Education. This analysis made possible a reflection and a greater understanding related to the problem in question. The study recognized a differential present in the political-pedagogical and financial process of the program, but emphasizes that since the expansion of the school day in Brazil is still in the process of being implemented, it is increasingly challenging the means of its financing. The expansion of the school day demands more and more changes regarding Brazilian education, demanding more attention in terms of public funding, in view of its pertinence in guaranteeing the qualification of times, spaces, didactic-pedagogical and financial resources, career Teacher and infrastructure.
Palavras-chave: Financiamento da educação
Educação integral
Programas de educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/134
Data do documento: 15-Dez-2014
Aparece nas coleções:Pedagogia

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