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Tipo: Monografia
Título: Tendências pedagógicas e práticas educativas em saúde na região oeste de Santa Catarina: um olhar para política nacional de alimentação e nutrição
Autor(es): Ghidolin, Miriam
Primeiro Orientador: Silva Filho, Cláudio Claudino da
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral compreender as práticas de educação em saúde voltadas à promoção dos estilos saudáveis de vida identificadas nos diferentes instrumentos de gestão em saúde, tomando como base as diretrizes da PNAN. Trata-se de um estudo documental de natureza qualitativa, tendo como foco de investigação os Planos Municipais de Saúde (PMS), Relatório Anual de Gestão (RAG) e Plano Anual de Saúde (PAS) de 23 municípios pertencentes a 5 diferentes Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR) da região oeste de Santa Catarina. Estes instrumentos foram coletados na homepage do Controle Social de Santa Catarina, sendo os resultados categorizados a partir da proposta de Análise de Conteúdo de Bardin. Emergiram como categorias do estudo: (1) “A construção dos instrumentos de gestão e a educação em saúde: interfaces e distanciamentos”; (2) “Tendências pedagógicas e práticas de educação em saúde”; (3) “Política Nacional de Alimentação e Nutrição e as estratégias de educação em saúde, um diálogo possível?”. Percebeu-se dificuldades dos municípios no que diz respeito a elaboração dos instrumentos de gestão em saúde, distanciando-se da proposta metodológica baseada nas premissas do PlanejaSUS, bem como lacunas relacionadas a menção das atividades educativas pretendidas e/ou realizadas, as estratégias utilizadas na realização destas, os atores envolvidos nestas práticas e na consideração ou não do usuário do SUS enquanto sujeito. Emerge a necessidade de expandir os olhares e perspectivas teórico-metodológicas na direção do diálogo interdisciplinar e multiprofissional, buscando a melhoria da qualidade de vida e saúde da população, retratadas no aprimoramento destes instrumentos de gestão, bem como através da qualificação das atividades educativas em saúde, transformando estas em verdadeiros momentos de diálogo, interface de conhecimento e aprendizado conjunto.
Abstract/Resumen: Thisstudyaimedtounderstandthehealtheducationpracticesfocusedatpromotinghealthylifes tylesidentified in different health management tools, building on the guidelines PNAN. Considering also what are the health education practices focused at promoting healthy life styles identified in municipal instruments health management. The instruments listed for categorization were the Municipal Health Plans (MHP), Annual Management Report (AMR) and Annual Health Plan (AHP) about 23 cities belonging to five different Departments of Regional Development of the western region of Santa Catarina. These instruments were collected from the Social Control Site of Santa Catarina, available in the article. The study was categorized from the content analysis proposed by Bardin (2009), with the following phases: pre-analysis, material exploration and treatment of results. Was defined as study categories: The constructionof the management tools and health education: interfaces and distances; Pedagogical trends and health education practices; National Policy of Food and Nutrition and health education strategies, a possible dialogue? We can see the fragility of the municipalities regarding the development of health management tools regarding the methodology based on documents of PlanejaSUS, and the environment influences deficiency linked to mention of educational activities, the strategies used in carrying out these, the actors involved in these practices and consideration or not the individual as a bio psychosocial that. Then there is the need to expand the looks and theoretical and methodological perspectives in the direction of interdisciplinary and multidisciplinary dialogue, searching to improve the quality of life and health of the population, indirectly in the improvement of management tools and, through the qualification of educational activities in health, transforming these into real moments of dialogue, exchange of knowledge and learning together.
Palavras-chave: Educação em saúde
Políticas públicas
Promoção da saúde
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1351
Data do documento: 2014
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