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Tipo: Monografia
Título: Reflexões sobre as noções de espaço rural brasileiro em livros didáticos de geografia do ensino fundamental
Autor(es): Silveira, Gisele de Paula
Primeiro Orientador: Simões, Willian
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma reflexão sobre as noções de espaço rural brasileiro em conteúdos de geografia dispostos em livros didáticos do ensino fundamental. Realizou-se um levantamentodos livros didáticos de geografia mais utilizados no município de São Carlos-SC e, posteriormente, buscou-se analisar os livros com o intuito de compreender as perspectivas apresentadas pelos autores e refletir sistematicamente sobre seus possíveis desdobramentos nos processos de ensinar e aprender Geografia no Ensino Fundamental. Pode-se dizer que no Brasil, a revolução verde, ou ainda, oprocesso de modernização da agriculturadesencadeado, sobretudo, a partir da década de 1960, ocasionou constantes transformações no espaço rural e estas alteraram profundamente o modo de produção agrícola bem como a maneira como compreendemos o espaço rural. As reflexões aqui desenvolvidas permitiram constatar que os conteúdos apresentados pelos autores reforçam uma perspectiva economicista de espaço rural brasileiro, em que o agronegócio se destaca como meio de desenvolvimento do campo, deixando em segundo plano a importância da agricultura familiar bem como dos sujeitos que estão envolvidos. Outra constatação está na produção da invisibilidade da diversidade de povos que habitam e vivem no campo.
Abstract/Resumen: The present research analyzes contents on Brazilian rural space in elementary school geography textbooks. A survey was carried out in order to identify the geography textbooks most used in the city of São Carlos – SC and later aims to analyze the textbooks in order to understand the perspectives presented by the authors and to systematically reflect on their possible developments in the teaching and learning process of geography. It can be said that in Brazil the green revolution, or the process of modernization of agriculture, especially since the 1960s has brought about constant changes in the rural space and these have profoundly altered the way of agricultural production as well as the way we understand the rural space. The reflections developed here showed that the contents presented by the authors reinforce an economistic perspective of Brazilian rural space, in which agribusiness stands out as a means of developing the field, leaving in the background the importance of family agriculture as well as of the subjects that are involved . Another finding is in the production of the invisibility of the diversity of peoples who live and live in the countryside.
Palavras-chave: Geografia
Escola rural
Livro didático
Educação escolar básica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1355
Data do documento: 2016
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