Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/139
Tipo: Monografia
Título: Síndrome de Down
Autor(es): Carvalho, Francieli Cristina
Primeiro Orientador: Lepke, Sonize
Resumo: O presente trabalho apresenta uma analise sobre representações da Síndrome de Down (SD). Com o objetivo de verificar a constituição da identidade e a representação do outro em relação à pessoa com deficiência, bem como apontar alguns aspectos clínicos destas em endereços eletrônicos de Organizações não Governamentais (ONGs). A falta de informação sobre a Síndrome de Down faz com que o pré-julgamento e as narrativas sobre as pessoas com a alteração genética sejam quase sempre de inferioridade e incapacidade. Diante da desinformação e desconhecimento, alguns pais, amigos e pessoas com a síndrome criaram endereços eletrônicos que buscam esclarecer dúvidas, repassar informações, apontar possibilidades, aspectos positivos e auxiliar nas dificuldades, superando através do conhecimento, informações equivocadas. Evidenciando através de textos, artigos, publicações que as pessoas com alteração no cromossomo XXI podem viver, trabalhar, amar e ser feliz como qualquer outro individuo. Utilizando referencias teóricos que discutem a representação e a identidade, foi possível compreender a importância deste para inúmeras famílias ou pessoas que negam a marca da impossibilidade e discutem a diferença (sem superioridade ou inferioridade) como uma característica dos seres humanos.
Abstract/Resumen: The present work presents an analysis of representations of Down Syndrome (SD). In order to verify the constitution of the identity and representation of the other in relation to the person with disability, as well as to point out some clinical aspects of these in electronic addresses of Non-Governmental Organizations (NGOs). The lack of information about Down Syndrome makes pre-judgment and the narratives about people with the genetic alteration almost always of inferiority and incapacity. Facing disinformation and ignorance, some parents, friends and people with the syndrome have created electronic addresses that seek to clarify doubts, pass on information, point out possibilities, positive aspects and help in difficulties, overcoming through knowledge, misinformation. Evidence through texts, articles, publications that people with change in the XXI chromosome can live, work, love and be happy like any other individual. Using theoretical references that discuss representation and identity, it was possible to understand the importance of this to countless families or people who deny the mark of impossibility and discuss the difference (without superiority or inferiority) as a characteristic of human beings
Palavras-chave: Síndrome de Down
Identidade
Deficiência
Inclusão
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/139
Data do documento: 9-Dez-2014
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO.pdf616,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.