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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Utilização de resíduos de borracha de pneu na confecção de peças de concreto para pavimentação
Autor(es): Oliveira, Caroline de
Primeiro Orientador: Menegotto, Mauro Leandro
Resumo: No intuito de contribuir com um melhor aproveitamento dos resíduos de borracha de pneus gerados no processo de recauchutagem, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo avaliar qual a adição ideal de resíduo de borracha de pneu para a confecção de peças de concreto para pavimentação intertravada, com resíduos e agregados encontrados na região oeste do Estado de Santa Catarina. Assim, foram confeccionadas peças de concreto com adição de resíduos de borracha nas proporções de 1% e 2% em relação à massa total de agregados, as quais foram comparadas com peças moldadas de um traço de referência sem o resíduo. Amostras das peças para pavimentação de todos os traços de concreto foram submetidas a análise dimensional e ensaiadas para a determinação das propriedades de absorção de água e de resistência à compressão. Os resultados mostram influência direta do resíduo de pneu nas propriedades de absorção de água e resistência a compressão. A primeira apresentou aumento de 11,0% e 16,5%, para os traços com 1% e 2% de resíduo de pneu, respectivamente. Já a resistência à compressão apresentou diminuição de 18,0% e 26,0% com o gradativo aumento do resíduo de pneu. Contudo, o uso de resíduo de pneu não influenciou a dimensão das peças de concreto para pavimentação, uma vez que, todos apresentaram bom aspecto físico. Conclui-se, portanto, que as peças confeccionadas não são viáveis para pavimentação intertravada de ambientes com solicitação de veículos. Entretanto, para calçadas, praças, parques, ambientes destinados apenas para pedestres, a utilização dessas peças pode ser viabilizada.
Abstract/Resumen: In order to contribute to a better utilization of rubber waste tires generated in the retreading process, this work was developed with the aim to evaluate which the addition of waste rubber ideal for making parts for concrete interlocking paving tire using waste and aggregates found in the western region of the State of Santa Catarina. Thus, were made concrete blocks with addition of waste rubber in proportions of 1 % and 2 % relative to the total mass of aggregates, which were compared to molded parts with a reference mark were made without residue. Samples of parts for all paving concrete mixtures were subjected to dimensional and assayed for the determination of the water absorption and resistance to compression analysis. The results show the direct influence of waste tires on the properties of water absorption and resistance to compression. The first showed an increase of 11.0 % and 16.5 % for traces with 1 % and 2 % of waste tires, respectively. Since the compressive strength has decreased from 18.0 % to 26.0 % with a gradual increase in waste tires. However, the use of waste tires did not influence the size of the pieces of concrete paving, since all showed good physical appearance.
Palavras-chave: Concreto
Meio ambiente
Resíduos de borracha de pneu
Pavimentação asfáltica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1397
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

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