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Tipo: Monografia
Título: Gestão do conhecimento em uma pequena empresa da cidade de Chapecó-SC
Autor(es): Tonelo, Augusto Dalvit
Primeiro Orientador: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Resumo: Diante do atual mercado econômico de incertezas, competitividade crescente, consumidores cada vez mais exigentes e mudanças frequentes, a capacidade em gerar conhecimentos, inovar e empreender tornam-se condições necessárias para o crescimento e obtenção de vantagens competitivas empresariais. Dessa forma, a gestão do conhecimento passou a ser vista como atividade estratégica, capaz de produzir diferenciação e sustentabilidade organizacional, mas que ainda mostra-se como um desafio, principalmente para as micro e pequenas empresas familiares, as quais se aplicarem seus conceitos e práticas podem auferir bons resultados, decorrentes de sua estrutura simples, que possibilita flexibilidade, dinamismo e inovação. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar como a gestão do conhecimento se manifesta nas práticas gerenciais da empresa X. Metodologicamente, quanto à abordagem esta pesquisa caracteriza-se como quantitativa e qualitativa, em que a utilização de ambas permite verificar como a empresa entende e pratica a gestão do conhecimento, assim como traduzir em números as perspectivas dos entrevistados a respeito do assunto. Em relação aos fins, esta pesquisa classifica-se como descritiva, pois busca-se descrever as características de tal fenômeno, e aplicada devido à necessidade em contribuir para fins práticos e imediatos, a fim de buscar soluções para problemas existentes. Já em relação aos meios, caracteriza-se como bibliográfica, de campo, documental, participante e estudo de caso. Como técnica de coleta e análise de dados de dados, utilizou-se de entrevistas, levantamento documental, pesquisa participante, estudo de caso, questionários e observação. Para o tratamento de dados e desenvolvimento do estudo fez-se uso de planilha eletrônica MS-Excel, além de técnicas de análise de conteúdo com o intuito de submeter os resultados a uma reflexão empírica ou confrontados com a teoria existente e por meio de estatística descritiva para organizar, descrever, analisar e interpretar os dados de forma sistematicamente. Após os dados serem coletados, estes foram tratados seguindo o modelo proposto por Bukowitz e Williams (2002), em que considera-se os processos tático e estratégico reunidos em um questionário composto por sete sessões representativas dos domínios cognitivos da Gestão do Conhecimento, o qual foi complementado por uma padronização de itens avaliativos utilizada por Castro (2011), que propicia o agrupamento dos Indicadores de Gestão do Conhecimento, representativos das sessões, facilitando a apuração dos resultados. A partir da análise dos dados pôde se verificar que a empresa não proporciona condições que facilitem a criação do conhecimento organizacional, o que pode ser comprovado através da média geral que resultou em 52,55%, inferior à média de 55% definida como parâmetro médio de análise para as organizações que praticam de alguma forma a gestão do conhecimento. Quanto às limitações da pesquisa, destaca-se o instrumento de coleta de Bukowitz e Williams (2002), pela ausência de formas de agrupar em itens avaliativos, grande exigência de quesitos por cada sessão do questionário e a ainda a similaridade de algumas. As limitações, comparações e generalizações devem ser feitas com cautela. Sugere-se para trabalhos futuros a realização de estudos comparativos entre as percepções da gestão do conhecimento de organizações de diferentes portes do setor.
Abstract/Resumen: On the current economic uncertainty with increased competition, increasingly demanding consumers and frequent changes, the ability to generate knowledge, innovate and engage become necessary conditions for growth and achieving competitive on business. In this way, knowledge management has come to seen as strategic activity, able to produce differentiation and organizational sustainability, but it still shows up as a challenge, especially for micro and small family businesses, which apply its concepts and practices can obtain good results due to their simple structure, which enables flexibility, dynamism and innovation. In this sense, the present study aims to examine how knowledge management is manifesting in the management practices of the company X. Methodologically, as the approach is research is characterized as quantitative and qualitative, in that the use of both allows you to check how the company understand and practice the knowledge management, as well as translate into numbers of respondents perspectives on the subject. In relation to the purposes, this research is classified as descriptive, because the aim is to describe the characteristics of this phenomenon, and applied due to the need to contribute to practical and immediate purposes, in order to find solutions to existing problems. Already in relation to the means, characterized as field, bibliographical, documentary, and case study. As a technique of data collection and analysis of data, used interviews, documentary survey, research, case studies, questionnaires and observation. For data processing and development of the study made use of MS-Excel spreadsheet, besides content analysis techniques with the aim of submitting the results to empirical reflection or faced with the existing theory and by means of descriptive statistics to organize, describe, analyze and interpret the data systematically. After the data is collected, these were treated following the model proposed by Bukowitz and Williams (2002), in which it is considered the tactical and strategic processes together in a questionnaire composed of seven sessions representing the cognitive domains of knowledge management, which was complemented by a standardization of evaluation items used by Castro (2011), which provides the Group of indicators of knowledge management , representing the sessions, facilitating the verification of the results. From the analysis of the data we could verify that the company doesn`t provide conditions that ease the creation of organizational knowledge, which can be proved by the general average which resulted in 52,55%, lower than the average of 55% defined as average parameter analysis for organizations that practice somehow knowledge management. As for the limitations of the research, the Bukowitz and Williams (2002) instrument of collection stands out, by the lack of ways to group shapes in evaluative items, great demand of items for each session of the questionnaire and also the similarity of some statements which makes for the respondent exhausting and long. The limitations, comparisons and generalizations should be made with caution. It is suggested for future work the comparative studies between the perceptions of knowledge management of organizations of different sizes.
Palavras-chave: Empresas familiares
Gestão do conhecimento
Microempresas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1398
Data do documento: 2016
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