Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1419
Type: Monografia
Título : Competências gerenciais: um estudo na Universidade Federal da Fronteira Sul
Author: Sartoretto, Mariângela de Fátima Alves Tassi
First advisor: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Resume: A gestão por competências apresenta-se com o propósito de alinhar a estratégia organizacional com as competências individuais de seus trabalhadores. Gerar ou incorporar inovações, seja nos processos ou modelos de gestão que possibilitem aprimorar constantemente o desempenho organizacional ou ampliação da profissionalização dos trabalhadores, não é uma necessidade apenas das organizações privadas, pois no serviço público se faz necessário garantir que os resultados obtidos atendam às necessidades dos cidadãos. Este trabalho teve como objetivo geral “analisar as competências gerenciais requeridas aos gestores de nível intermediário da Universidade Federal da Fronteira Sul”. Os procedimentos metodológicos aplicados nesta pesquisa tiveram o mesmo delineamento proposto para o projeto de pesquisa denominado “Competências gerenciais requeridas aos gestores de nível intermediário nas Instituições Federais de ensino de Santa Catarina”, aprovado na Chamada Universal MCTI/CNPq/MEC/CAPES nº 22/2014, do qual esta pesquisa faz parte, porém com unidade de análise apenas na UFFS. Sendo assim, esta pesquisa, quanto à abordagem, caracteriza-se predominantemente como qualitativa, pois partiu da análise do referencial teórico, da análise de conteúdo de documentos institucionais e do discurso da entrevista para a identificação das competências organizacionais e individuais a serem inseridas na matriz de competências gerenciais desenvolvida por Tosta (2011) e revisada pelo grupo de pesquisa Gestão Universitária em Foco. Contudo, a segunda parte da pesquisa caracteriza-se como quantitativa, pois foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e aplicação de questionário, com escala Likert de cinco pontos para mensuração do grau em que cada competência é requerida aos gestores de nível intermediário, sob sua ótica e sob a ótica de seus superiores. Quanto aos fins, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e aplicada, quanto aos meios, a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica, documental, pesquisa de campo e estudo de caso. Como técnica de coleta de dados foram utilizadas pesquisa documental, entrevista semiestruturada e aplicação de questionários. Quanto à análise dos dados foi realizada análise de conteúdo de documentos institucionais, do discurso da entrevista e técnicas de estatística descritiva para análise dos dados dos questionários. Como resultado, as competências organizacionais foram identificadas e, com os novos atributos de competências individuais identificados, inseridos na matriz desenvolvida pelo grupo de pesquisa, as competências organizacionais foram validadas pelos gestores de segundo nível e de nível intermediário da instituição, as competências individuais foram mensuradas sob a ótica desses gestores e a matriz de competências gerenciais requeridas aos gestores de nível intermediário pôde ser proposta. Ao final, a matriz resultou em dez competências gerenciais requeridas aos gestores de nível intermediário da UFFS: de relacionamento, de liderança, emocional, de comunicação, legal, de empreendedorismo, global, política, de negociação e administrativa.
Palabras clave : Competências
Gestão por competências
Gestão universitária
Matriz de competências
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1419
Fecha de publicación : 2016
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SARTORETTO.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.