Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1425
Tipo: Monografia
Título: Gestão por competências: uma proposta de mapeamento de competências para o setor laboratório de um hospital da região oeste catarinense
Autor(es): Anselmini, Tais
Primeiro Orientador: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Resumo: Com base na abordagem de gestão por competências e em estudos sobre competências e mapeamento de competências, o presente estudo desenvolve-se sobre a lógica de que a gestão por competências emerge como alternativa aos modelos gerenciais tradicionais pois, sugere o alinhamento de esforços de forma que as competências humanas possam dar amparo as competências organizacionais para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver o processo de mapeamento de competências em um hospital da região oeste catarinense. Para seu alcance, se fez uso de uma metodologia com abordagem qualitativa para a análise de discurso das entrevistas das quais foram extraídas as competências organizacionais e para a aplicação dos questionários com os sujeitos de pesquisa com o intuito de mensurar as competências dos cargos e propor uma matriz de competências final. A pesquisa é caracterizada, quanto aos fins como descritiva e aplicada. Quanto aos meios, bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. Os dados foram coletados através de uma pesquisa documental que permitiu levantar os documentos internos da organização e por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com os dois supervisores encarregados pelo setor Laboratório, do qual os 11 cargos existentes foram descritos e mapeados, uma psicóloga responsável pelo processo de recrutamento e seleção da organização e a coordenadora da área de recursos humanos. Com o apoio do manual de cargos do hospital, analisou-se a descrição de cada um dos onze cargos e dele foram extraídos as atividades e os conhecimentos que já estavam pré-estabelecidos. As habilidades e atitudes foram sugeridas pela autora, com base nas tarefas que cada indivíduo deve desempenhar para ocupar determinado cargo. Após descritos, esses conhecimentos, habilidades e atitudes foram agrupados de acordo com sua similaridade para a elaboração do questionário para mensurar o grau de competências e posterior aplicação com o público alvo. Os graus de importância foram avaliados através de um questionário com escala do tipo Likert aplicado com os sujeitos da pesquisa que elencaram os graus para cada indicador de acordo com sua percepção. Estabeleceu-se ainda a nota de corte com a finalidade de mensurar os graus mais relevantes e permitir a validação da matriz de competências de cada cargo. Conclui-se que, em todos os cargos descritos as competências funcionais mensuradas como fundamentais, puderam ser amparadas pelas competências organizacionais identificadas o que demostra consenso e alinhamento entre ambas. Compreende-se assim, a efetividade do modelo de mapeamento de competências proposto, que pode vir a ser aplicado aos demais setores futuramente para que se dê continuidade ao processo de gestão por competências.
Palavras-chave: Gestão por competências
Hospitalização
Organização administrativa
Organização do trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1425
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANSELMINI.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.