Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorWagner, Mariane-
dc.date2015-12-08-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:40:51Z-
dc.date.available2017-09-06-
dc.date.available2017-10-11T17:40:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1428-
dc.description.abstractSince becoming an important tool for education in the classroom, especially in Elementary School, the textbook has been discussed and evaluated, showing the limits and possibilities. As one of the resource present in Geography lessons in the Basic Education School, is the textbook that, in many cases, becomes used and characterized as a guiding school. Therefore, our goal is to reflect about how the textbook has been used in Geography lessons in Elementary School, establishing a dialogue between theoretical discussions and the statement of teachers and students of Elementary School. This study allows us to infer that the textbook is so intertwined with the Geography teaching that happens to be used, before, during and after classes. It can be said that the textbook is one of the most important resources because it helps to guide the curriculum planning and teachers pedagogical practice, setting up as a powerful influencer of student learning and even teachers.pt_BR
dc.description.resumoDesde que se tornou um instrumento importante para a educação nas aulas, especialmente no Ensino Fundamental, o livro didático tem sido discutido e avaliado, apontando-se limites e possibilidades. Por ser um dos recursos que está presente nas aulas de Geografia na escola de Educação Básica, é o livro didático que, em muitos casos, passa a ser utilizado e caracterizado como orientador das aulas. Por isso, nosso objetivo é refletir sobre como o livro didático vem sendo utilizado nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental, estabelecendo um diálogo entre as discussões teóricas e o enunciado dos professores e dos alunos do Ensino Fundamental. Este estudo permite inferir que o livro didático está tão entrelaçado com o ensino da Geografia que passa a ser utilizado, antes, durante e depois das aulas. Pode-se dizer que o livro didático é um dos recursos mais importantes, pois ajuda a nortear o planejamento curricular e a prática pedagógica dos professores, configurando-se como um potente influenciador das aprendizagens dos alunos e, até mesmo, dos professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-06T23:13:44Z No. of bitstreams: 1 WAGNER.pdf: 786725 bytes, checksum: 133bb90e284f52ad53d09945d144ff22 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T17:40:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WAGNER.pdf: 786725 bytes, checksum: 133bb90e284f52ad53d09945d144ff22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T17:40:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WAGNER.pdf: 786725 bytes, checksum: 133bb90e284f52ad53d09945d144ff22 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleLivro didático em geografia: uma reflexão sobre seu uso na aulapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WAGNER.pdf768,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.