Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1428
Type: Monografia
Title: Livro didático em geografia: uma reflexão sobre seu uso na aula
Author: Wagner, Mariane
First advisor: Andreis, Adriana Maria
Resume: Desde que se tornou um instrumento importante para a educação nas aulas, especialmente no Ensino Fundamental, o livro didático tem sido discutido e avaliado, apontando-se limites e possibilidades. Por ser um dos recursos que está presente nas aulas de Geografia na escola de Educação Básica, é o livro didático que, em muitos casos, passa a ser utilizado e caracterizado como orientador das aulas. Por isso, nosso objetivo é refletir sobre como o livro didático vem sendo utilizado nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental, estabelecendo um diálogo entre as discussões teóricas e o enunciado dos professores e dos alunos do Ensino Fundamental. Este estudo permite inferir que o livro didático está tão entrelaçado com o ensino da Geografia que passa a ser utilizado, antes, durante e depois das aulas. Pode-se dizer que o livro didático é um dos recursos mais importantes, pois ajuda a nortear o planejamento curricular e a prática pedagógica dos professores, configurando-se como um potente influenciador das aprendizagens dos alunos e, até mesmo, dos professores.
Abstract: Since becoming an important tool for education in the classroom, especially in Elementary School, the textbook has been discussed and evaluated, showing the limits and possibilities. As one of the resource present in Geography lessons in the Basic Education School, is the textbook that, in many cases, becomes used and characterized as a guiding school. Therefore, our goal is to reflect about how the textbook has been used in Geography lessons in Elementary School, establishing a dialogue between theoretical discussions and the statement of teachers and students of Elementary School. This study allows us to infer that the textbook is so intertwined with the Geography teaching that happens to be used, before, during and after classes. It can be said that the textbook is one of the most important resources because it helps to guide the curriculum planning and teachers pedagogical practice, setting up as a powerful influencer of student learning and even teachers.
Keywords: Geografia
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Escola pública
Educação
Ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1428
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Geografia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WAGNER.pdf768,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.