Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorSarturi, Francieli-
dc.date2014-12-15-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:41:19Z-
dc.date.available2017-09-06-
dc.date.available2017-10-11T17:41:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1430-
dc.description.abstractThe challenge of working with information and communication technologies (ICT) in school spaces, especially with the high school, has been shown in many schools of Chapecó-SC. To meet this, advances resulting from the processes inherent to the technological revolution are possibilities that can be used with these guys from school, as an aid in teaching-learning processes. This assumption is based on the objective of this center of this work, which aims to analyze the information networks in the Geography teaching and learning in high school, considering the relations of pedagogical mediation. Methodologically, organize the work in theoretical analysis and empirical research with teachers and students of the third year of high school, that to give the work an illuminating face. Thus, we discuss information processing possibilities in knowledge with the use of a mediating instrument, which is related to the daily life of the student, which are information resources. We consider this challenge, and guided us to intakes, comprising the technologies as networks and adolescence and youth as interconnected, to propose the notion and teen-young. This reference provides a reflection on the cognitive and socio-historical processes, as important and powerful influential elements in the teaching-learning processes of these subjects of high school. This reflection, established relating to the teaching of Geography, to affirm this pedagogical possibility. Guided in dialogue with teaching Geography, the research allows us to infer that it is possible to use the technological tools (not to leave them for use), as provocateurs relations to cause the construction of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoO desafio de se trabalhar com as tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos espaços escolares, especialmente com o Ensino Médio, tem sido evidenciado em muitas escolas de Chapecó-SC. Ao encontro disso, os avanços decorrentes dos processos inerentes à revolução tecnológica são possibilidades que podem ser usadas com os sujeitos da escola, como auxiliares nos processos de ensino-aprendizagem. Nesse pressuposto se baseia o objetivo desse central desse trabalho que é refletir sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como instrumentos mediadores do processo de ensinoaprendizagem nas escolas estaduais de Chapecó, Santa Catarina. Metodologicamente, organizamos o trabalho em análise teórica e pesquisa empírica realizada com professores e alunos do terceiro ano do Ensino Médio, isso para dar ao trabalho um rosto esclarecedor. Assim, discutimos possibilidades de transformação de informações em conhecimento com o uso de um instrumento mediador, que está relacionado com o cotidiano do aluno, que são os recursos informacionais. Consideramos esse desafio, e pautando-nos nos aportes, que compreendem as tecnologias como redes e a adolescência e a juventude como interligadas, para propormos a noção e adolescente-jovem. Essa referência possibilita uma reflexão a respeito dos processos cognitivos e sócio-históricos, como importantes e potentes elementos influentes nos processos de ensinoaprendizagem desses sujeitos do Ensino Médio. Essa reflexão, estabelecemos relacionando com o ensino de Geografia, para afirmar essa possibilidade pedagógica. Pautando-nos no diálogo com ensino de Geografia, a pesquisa nos permite inferir que é possível usar as ferramentas tecnológicas (para não se deixar por elas usar), como provocadores de relações para provocar à construção de conhecimentos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-09-07T00:08:54Z No. of bitstreams: 1 SARTURI.pdf: 1149404 bytes, checksum: 916262a4391b91c991f3ae5e4d3ea633 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T17:41:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SARTURI.pdf: 1149404 bytes, checksum: 916262a4391b91c991f3ae5e4d3ea633 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T17:41:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SARTURI.pdf: 1149404 bytes, checksum: 916262a4391b91c991f3ae5e4d3ea633 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleRedes e o desafio de ensinar geografia no ensino médio: um diálogo sobre o uso das tecnologias com adolescentes-jovenspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARTURI.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.