Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1431
Tipo: Monografia
Título: Circuitos curtos de comercialização da agricultura familiar no município de Chapecó-SC: o caso da agroindústria Bergamin
Autor(es): Dentz, Eduardo Von
Primeiro Orientador: Simões, Willian
Resumo: Com o passar dos anos, o desenvolvimento da técnica atrelado ao desenvolvimento e modernização do espaço como um todo, afetou também a agricultura, causando transformações no espaço rural e, consequentemente, modificando formas de vida, de produção e de uso do território. Tais constatações ocorreram também na região Oeste de Santa Catarina, sendo que no município de Chapecó essa modernização pode ser observada, sobretudo hoje, ligada ao sistema de integração de agricultores de pequena propriedade rural às grandes agroindústrias. No entanto, as mudanças causadas pela modernização são impressas no território a partir de diferentes formas, sendo que nem todos os agricultores tiveram oportunidades de usufruir deste avanço técnico-científicoinformacional de forma igualitária. Assim, este trabalho procura destacar que no município de Chapecó torna-se possível observar práticas de circuitos curtos de comercialização como alternativa frente ao processo excludente que a agricultura globalizada vivenciou, sobretudo, a partir da segunda metade do século XX. Neste sentido, este trabalho pretende analisar o território dos circuitos curtos de comercialização da produção familiar, em um estudo desde a agroindústria Bergamin. Tal objetivo será alcançado mediante a seguinte metodologia: levantamento bibliográfico, levantamento de dados, trabalhos de campo e trabalhos técnicos. Diante disso, é importante inferir, se destaca o papel da Cooper familiar e sobretudo da agroindústria Bergamin, que surgiu com o propósito organizacional de produzir a partir de uma filosofia de trabalho diferenciada, ou seja, com uma estrutura alternativa, se propondo a abrigar agricultores familiares, com vínculo em movimentos sociais e construindo opções para esses agricultores. Nesta perspectiva, esse Trabalho de Conclusão de Curso representa uma de análise sobre o espaço rural do município de Chapecó, focando nos circuitos curtos de comercialização a partir da agroindústria familiar Bergamin, associada a Cooper Familiar. Para tanto, em meio ao estudo realizado destacamos os seguintes aspectos: o desenvolvimento agrícola na região oeste do estado de Santa Catarina, o desenvolvimento como discurso, o movimento de monopolização do território pelo capital no oeste de Santa Catarina no cenário produtivo das agroindústrias a partir da década de 1960, características sócio-espaciais 9 da atual estrutura produtiva agrícola no oeste de Santa Catarina, a centralidade exercida por Chapecó na dinâmica produtiva da região oeste de Santa Catarina, o uso do território, agricultura familiar e circuitos curtos de comercialização; sendo este último estudado a partir da agroindústria Bergamin.
Abstract/Resumen: Con el pasar de los años, el desarrollo de la técnica relacionado al desarrollo y modernización del espacio como un todo, afectó también la agricultura, causando transformaciones en el espacio rural y, consecuentemente, cambiando formas de vida, de producción y de uso del territorio. Esas constataciones acorrerán también en la región Oeste de Santa Catarina, siendo que en el municipio de Chapecó esa modernización puede ser observada, sobretodo hoy, ligada al sistema de integración de agricultores de pequeña propiedad rural a las grandes agroindustrias. Pero, los cambios causados por la modernización son percibidos en el territorio a partir de diferentes formas, siendo que ni todos los agricultores tuvieran oportunidades de si beneficiar de este avanzo técnicocientífico-informacional de forma igual. Así, este trabajo procura destacar que en el municipio de Chapecó es posible observar prácticas de circuitos curtos de comercialización como alternativa frente al proceso excluyente que la agricultura globalizada vivió, sobretodo, a partir de la segunda mitad del siglo XX. En esto sentido, este trabajo pretende analizar el territorio de los circuitos curtos de comercialización de la producción familiar, en un estudio desde la agroindustria Bergamin. El objectivo será alcanzado mediante la siguiente metodología: levantamiento bibliográfico, levantamiento de dados, trabajos de campo y trabajo técnicos. En frente de esto, se destaca el papel de la Cooper familiar y sobretodo de la agroindustria Bergamin, que surgió con el objetivo de organizar y producir desde de una filosofía de trabajo diferenciada, o sea, con una estructura alternativa, si proponiendo a abrigar agricultores familiares, con vínculo en movimientos sociales y construyendo opciones para eses agricultores. En esta perspectiva, ese Trabajo de Conclusión de Curso representa una tentativa de analice sobre el espacio rural del municipio de Chapecó, dando énfasis en 10 los circuitos curtos de comercialización desde la agroindustria familiar Bergamin, asociada a la Cooper Familiar. Por lo tanto, en medio al estudio realizado destacamos los siguientes aspectos: el desarollo agrícola en la región oeste del estado de Santa Catarina, el desarollo como discurso, el movimiento de monopolización del territorio por el capital en el oeste de Santa Catarina en el cenário productivo de las agroindústrias a partir de la década de 1960, las características de la estructura socioespacial de la actual estructura productiva agrícola en el oeste de Santa Catarina, la centralidad exercida por Chapecó en la dinamica productiva de la regióm oeste de Santa Catarina, el uso del território, agricultura familiar y circuitos curtos de comercializaçión; siendo este último estudado desde la agroindústria Bergamin.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Comércio agrícola
Indústria agrícola
Desenvolvimento rural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1431
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENTZ.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.