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Tipo: Monografia
Título: Sentidos do trabalho e identidade profissional: um estudo de caso sobre as percepções dos administradores que trabalham na Universidade Federal da Fronteira Sul lotados em Chapecó
Autor(es): Klam, Gisele
Primeiro Orientador: Mattos, Valéria De Bettio
Resumo: No contexto atual das organizações, torna-se necessária uma melhor compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos trabalhadores nas empresas. Isto inclui entender quais são os motivos que levam uma pessoa a trabalhar, seus anseios, suas necessidades e, portanto, o que a estimula na realização de suas tarefas laborais diárias. Diante disso, o presente estudo objetiva diagnosticar quais são as percepções que os servidores da Universidade Federal da Fronteira Sul, lotados em Chapecó como administradores ou assistentes em administração, têm em relação aos sentidos do trabalho que realizam e sua relação com a construção de sua identidade profissional. Quanto à metodologia adotada, o estudo caracteriza-se, quanto aos fins, como qualitativa e descritiva. Em relação aos meios, propõe-se como pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A análise de dados foi realizada através de análise de conteúdo, a partir das informações obtidas por meio das entrevistas. Os resultados sugerem que para alguns servidores, o trabalho é visto como parte importante da vida. Outros o percebem como um local que permite desenvolvimento, realização, além de ser um meio facilitador para conquistas pessoais. Constatou-se que para a maioria dos administradores, o sentido do trabalho está fortemente relacionado à sua finalidade, ou seja, quais são os objetivos e resultados do que será realizado. Para a maioria dos administradores, o trabalho é espaço para a vivência de relações interpessoais. Conclui-se que o trabalho, por ser um local que possibilita ao indivíduo estabelecer relacionamento com outras pessoas, auxilia na construção de sua identidade pessoal e profissional e concomitantemente, a identidade individual auxilia na construção da identidade do ambiente nos quais as pessoas estão inseridas.
Abstract/Resumen: In the current context of organizations, it is necessary a better understanding of the factors influencing the performance of workers in companies. This includes understanding what are the reasons that lead a person to work, their desires, their needs and consequently what stimulates in performing their daily work tasks. Therefore, this study aims to diagnose what are the perceptions that employees at Federal University of Southern Border, in Chapecó as administrators or assistants in administration, have in relation to the meaning of work they perform and their relation to the construction of their professional identity. As for methodology, the study is characterized, as to the purposes, as qualitative and descriptive. In relation to means, it is proposed as literature search and case study. Data analysis was performed through content analysis, from the information obtained through interviews. The results suggest that for some servers, work is seen as an important part of life. Others perceive as a place that allows development, achievement, as well as being a way for facilitating personal achievements. It was found that for most administrators, the meaning of work is strongly related to its purpose, it means, what are the objectives and results to be held. For most administrators, the work is the space for the experience of interpersonal relationships. It is concluded that the work, being a location that enables the individual to establish relationships with others, helps build their personal and professional identity and concomitantly, the individual identity assists in environmental identity where people are inserted.
Palavras-chave: Administração
Identidade profissional
Características do trabalho
Qualidade de vida do trabalhador
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1440
Data do documento: 2016
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