Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1444
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Beltrame, Lisaura Maria-
dc.creatorSantos, Tais Maiara Ramos dos-
dc.creatorSilva, Janaina Alves-
dc.date2017-07-14-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:46:45Z-
dc.date.available2017-10-10-
dc.date.available2017-10-11T17:46:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1444-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to identify children’s play in early childhood education and their respective experiences of the children observed during the internship, we also notice how educators use and conduct the playful with their children as a way of learnig. The action of learning is part of the human being, and creativy does: that process develops itself from new experiences. The research is based on authors who advocate playing in early childhood education, being Kishimoto (1997), Friedmann (1996), Vygotsky (1991), Volpato (2002), among others, who contribute to the study making us understand that playing is part of a child’s life, proceeding as an right that should be assured. In this sense we try to answer the following research questions:- How does playing interfere in the child’s learning? - How important is to play in the context of early childhood education? How do the experiences of the internship related to playing contribute to the study? For this, we use a qualitive research, focusing on the internship, in the CEIM’s where we performed our observation and teaching. From this, we conclude that most of the children’s play is just educational or gameassembling. Children are rarely free in their playing and thus do not develop expression, creative process and imagination. This contributes to the child to expose their ideia, to communicate and interact with their classmates and the world, the child not only has fun, but also develops as a subjectpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como finalidade identificar os brincares na Educação Infantil e as respectivas vivências das crianças observadas durante o estágio. Também percebemos como os educadores utilizam e conduzem o lúdico com as crianças como forma de aprendizagem. A ação da aprendizagem faz parte do ser humano, e a criatividade faz com que esse processo se desenvolva a partir de novas experiências. A pesquisa é baseada em autores que defendem o brincar na Educação Infantil, sendo Kishimoto (1997), Friedmann (1996), Vygotsky (1991), Volpato (2002), entre outros, que contribuem para o estudo, fazendo nos entender que o brincar faz parte da vida da criança, sendo um direito que deve ser assegurado. Nesse sentido, procuramos responder às seguintes questões de pesquisa: - Como o brincar interfere na aprendizagem da criança? - Qual a importância do brincar no contexto da Educação Infantil? De que forma as vivências do estágio relacionadas aos brincares contribuem para o estudo? Para isto, utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como foco o estágio, nos CEIM’s, onde realizamos nossa observação e docência. A partir disso, concluímos que a maioria dos brincares das crianças são jogos educativos ou de montar. As crianças, raras vezes são livres em suas brincadeiras e em alguns casos não desenvolvem a expressão, o processo criativo e a imaginação. O brincar contribui para a criança expor suas ideias, se comunicar e interagir com seus colegas e com o mundo. A criança aprende e também desenvolve-se como sujeito. É preciso oportunizar diariamente o brincar as crianças no CEI (Centro de Educação Infantil).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-10T22:39:29Z No. of bitstreams: 1 SILVA e SANTOS.pdf: 1391146 bytes, checksum: 1aceb1335436eb7b7ce4b70949a726fd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T17:46:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA e SANTOS.pdf: 1391146 bytes, checksum: 1aceb1335436eb7b7ce4b70949a726fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T17:46:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA e SANTOS.pdf: 1391146 bytes, checksum: 1aceb1335436eb7b7ce4b70949a726fd (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEstágios supervisionadospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleOs brincares e a sua importância na educação infantil: vivências na prática do estágio com as criançaspt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA e SANTOS.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.