Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1457
Tipo: Monografia
Título: Yo quiero morir terrorista: um estudo sobre os movimentos de resistência e repressão em Porto Rico no século XXI
Autor(es): Baroni, Luiziane Lilian
Primeiro Orientador: Martins, Everton Bandeira
Resumo: Esse trabalho tem como finalidade explorar o discurso antiterror e como ele foi utilizado na legislação estadunidense para reprimir o movimento de independência em Porto Rico. Para isso, se faz necessário dois momentos de análise: primeiramente realizou-se uma análise historiográfica dos debates teóricos acerca do nacionalismo, da luta armada e do terrorismo, conceitos-chave para entender o sistema colonial e a luta pela independência de Porto Rico. Em seguida, empreendeu-se uma análise sobre o discurso empregado e propagado na legislação antiterror (2001 e 2015) e sua utilização para desestruturar a luta independentista. A legislação analisada corresponde ao PATRIOT Act (2001) e ao FREEDOM Act (2015), criadas com o objetivo de conter o terrorismo, em uma medida que o governo estadunidense denominou contraterrorismo. Essa legislação legitima ações de vigilância, perseguições e assassinatos de diversos independentistas porto-riquenhos.
Abstract/Resumen: Este trabajo tiene como objetivo explorar el discurso antiterrorista y cómo fue utilizado en la legislación estadounidense para reprimir el movimiento de independencia en Puerto Rico. Para ello, se hace necesario dos momentos de análisis: primero un análisis historiográfico de los debates teóricos acerca del nacionalismo, de la lucha armada y del terrorismo, conceptos claves para entender el sistema colonial y la lucha por la independencia de Puerto Rico. A continuación, un análisis sobre el discurso empleado y propagado en la legislación antiterrorista (2001 y 2015) y su utilización para desestructurar la lucha independentista. La legislación analizada corresponde al PATRIOT Act (2001) y al FREEDOM Act (2015), creadas con el objetivo de contener el terrorismo, en una medida que el gobierno estadounidense denominó contraterrorismo. Esta legislación legitima acciones de vigilancia, persecuciones y asesinatos de diversos independentistas puertorriqueños.
Palavras-chave: História
Porto Rico
Patriotismo
Resistência
Terrorismo
História da América do Norte
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1457
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARONI.pdf999,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.