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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Roberto Rafael Dias da-
dc.creatorRibeiro, Cátia Regina Vial-
dc.date.accessioned2017-05-16T18:07:07Z-
dc.date.available2017-05-16-
dc.date.available2017-05-16T18:07:07Z-
dc.date.issued2014-01-01-
dc.identifier.urihttps://localhost:443/handle/prefix/145-
dc.description.abstractThe theme of this work involves the conceptions of school knowledge, which Curricula produced by the Ministry of Education Fundamental Education of Nine Years, aiming to reflect on the conceptions of Knowledge, which pervades the curricular texts. From this, it is presented First a small historical apparatus of elementary education in Brazil, involving the Legislation. Then, reflection on curriculum and knowledge Based on the knowledge of authors such as Michael Young (2007), Antônio Flávio Moreira, Vera Candau (2008) and Alice Casimiro Lopes, Elizabeth Macedo (2011). After This approach addresses the methodology used in this research and the results of the Analyzed, emphasizing for the fact of these, to guide more frequently the use of the Playfulness and consideration of the student's reality in schools. Finally, it emphasizes the fact that Document guidelines do not become the basis of the curriculum, collaborating with the Fragility of school knowledgept_BR
dc.description.resumoO Tema deste trabalho envolve as concepções de conhecimento escolar, que perpassam os textos curriculares, produzidos pelo Ministério da Educação, destinados ao Ensino Fundamental de Nove Anos, tendo como objetivo refletir sobre as concepções de conhecimento escolar, que perpassam os textos curriculares. A partir disso, apresenta-se primeiramente um pequeno aparato histórico do ensino fundamental no Brasil, envolvendo as legislações pertinentes. Em seguida, é realizada a reflexão sobre currículo e conhecimento escolar, baseando as colocações nos saberes de autores como Michael Young (2007), Antônio Flávio Moreira, Vera Candau (2008) e Alice Casimiro Lopes, Elizabeth Macedo (2011). Após isso, é abordado a metodologia utilizada nesta pesquisa e os resultados dos documentos analisados, enfatizando para o fato destes, orientarem com maior frequência a utilização da ludicidade e consideração da realidade do estudante nas escolas. Por fim, enfatiza-se o fato destas orientações dos documentos não tornarem-se a base do currículo, colaborando com a fragilidade do conhecimento escolarpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-16T18:01:51Z No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 587052 bytes, checksum: 9f91e6f864872c5daf8df86953a6f11a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-16T18:07:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIBEIRO.pdf: 587052 bytes, checksum: 9f91e6f864872c5daf8df86953a6f11a (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPolíticas curricularespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMinistério da Educaçãopt_BR
dc.titleO conhecimento escolar nas políticas curriculares para o ensino fundamental de nove anospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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