Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/146
Type: Monografia
Title: A educação do campo na região alto Uruguai gaúcho: cenário e políticas públicas educacionais
Author: Farina, Rosane Maria Folador
First advisor: Mohr, Naira Estela Roesler
metadata.dc.contributor.referee1: Mohr, Mateus Fernando
metadata.dc.contributor.referee2: Pauli, Graciele Regina Gritti
Resume: Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo de como se apresenta a educação do campo na região num momento em que surgem programas e políticas públicas voltadas à educação para os indivíduos do campo, mas diminui o número de alunos e escolas do campo, bem como refletir sobre a história das políticas públicas da educação do campo e suas recentes modificações. Para isso, enfoca o tema da educação e a histórica desigualdade no atendimento educacional na educação do campo, pensada nos modelos da escola urbana, traz também alguns programas e políticas públicas que recentemente ganham espaço em nosso País a partir das pressões dos movimentos sociais. Busca situar e compreender o processo vivenciado na mudança de sentido entre Educação Rural e Educação do Campo, que, para além da discussão conceitual marcam a mudança de um paradigma de concepção e projeto de educação. Aborda também a recente proposta de reestruturação do currículo do Ensino Fundamental das escolas Estaduais do campo no RS, bem como faz um breve relato do sistema educacional para os povos do campo no estado. Assim, trata-se de uma pesquisa teórica de análise qualitativa e quantitativa bibliográfica e documental. O estudo estatístico feito a partir da observação dos dados educacionais da SEDUC/RS em torno da oferta de escolas do campo e do número de alunos nos 32 municípios que fazem parte da AMAU permite uma análise comparativa com a população rural desses municípios nos últimos anos de acordo com os dados do Atlas do desenvolvimento Humano no Brasil. A análise dos dados, na região Alto Uruguai, evidenciou que, embora haja um decréscimo dos números populacionais, escolas e alunos no campo, ainda temos um número expressivo de alunos que frequentam as escolas do campo, justificando a necessidade de políticas públicas que respeitem seus direitos a uma educação de qualidade no e do campo. Por fim, observa-se que a histórica vulnerabilidade na educação do campo teve alguns avanços na medida em que a sociedade e os diversos movimentos sociais colocaram a educação no terreno dos direitos.
Abstract: The objective of this study is to study how the rural education in the region is presented at a time when there are programs and public policies aimed at the education of rural individuals, but it reduces the number of students and schools in the countryside, as well as reflect On the history of the public policies of the education of the field and its recent modifications. In order to do so, it focuses on the theme of education and the historical inequality in educational services in rural education, based on urban school models. It also brings some programs and public policies that have recently gained ground in our country from the pressures of social movements. It seeks to situate and understand the process experienced in the change of meaning between Rural Education and Field Education, which in addition to the conceptual discussion mark the change of a paradigm of conception and education project. It also addresses the recent proposal to restructure the primary school curriculum of state schools in RS, as well as provides a brief account of the educational system for rural people in the state. Thus, it is a theoretical research of qualitative and quantitative bibliographical and documentary analysis. The statistical study based on the observation of SEDUC / RS educational data on the supply of rural schools and the number of students in the 32 municipalities that make up the AMAU allows a comparative analysis with the rural population of these municipalities in the last years of According to data from the Atlas of Human Development in Brazil. Data analysis in the Alto Uruguai region showed that although there is a decrease in population numbers, schools and students in the field, we still have a significant number of students attending the rural schools, justifying the need for public policies that respect their Rights to a quality education in the field. Finally, it is noted that the historical vulnerability in rural education has made some progress as society and the various social movements have placed education in the field of rights.
Keywords: Educação rural
Educação do campo
Políticas públicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/146
Issue Date: 8-Dec-2014
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FARINA.pdf801.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.