Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Mara Cristina Fortuna da-
dc.creatorBalsanello, Débora-
dc.creatorRoza, Aline da Fonseca-
dc.date2017-07-07-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:56:11Z-
dc.date.available2017-10-10-
dc.date.available2017-10-11T17:56:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1470-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to identify the accessibility conditions of recreational parks for students with disabilities in the Early Childhood Centers (ECC), highlighting the importance of these parks for the development and the interaction of children at this level of education. It is believed that the plays in children's playgrounds in the ECC need to offer accessibility and quality facilities at play time, since play is fundamental in the process of development and learning of the child as a whole. Thus, faced with a historical process of inclusion of children with disabilities in regular schools we have some questions about the structures and adaptations of these parks so that these children can also make use of the toys that are in this places. In order to do this, a serie of journals with articles published about this topic in the CAPES jornal were searched, analyzing the possible discussions on this theme, which will contribute to the quality of teaching of the Centers for Early Childhood Education in the perspective of inclusion of students with disabilities. The results pointed out that accessibility in kindergarten parks deserves to be investigated, since there is just a little research around this theme and we know that children are not only in the classroom but they also interact with the other ECC spaces, but this spaces are still inadequate for the effective use of children with disabilities.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como propósito identificar as condições de acessibilidade dos parques de recreações para alunos com deficiências nos Centros de Educação Infantil (CEI), evidenciando a importância destes parques para o desenvolvimento e interação das crianças nesse nível de ensino. Acredita-se que as brincadeiras nos parques infantis do CEI necessitam oferecer facilidades de acessibilidade e qualidade na hora da brincadeira, pois o ato de brincar é fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança como um todo. Assim, diante de um processo histórico de inclusão de crianças com deficiência nas escolas regulares, surgiu-nos algumas indagações em relação às estruturas e adaptações desses parques para que estas crianças, também possam fazer uso dos brinquedos que nele se encontram. Para isso, partiu-se para um rastreamento de periódicos sobre o tema em questão no banco de periódicos da CAPES, analisando as possíveis discussões sobre essa temática, as quais venham a contribuir com a qualidade de ensino dos Centros de Educação Infantil na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência. Os resultados apontaram que a acessibilidade nos parques de educação infantil merece ser investigada, pois há poucas pesquisas em torno desse tema e sabemos que as crianças não ficam somente na sala de aula e sim interagem com os demais espaços do CEI, espaços esses que apresentam-se inadequados para o uso efetivo das crianças com deficiência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-10T22:28:36Z No. of bitstreams: 1 BALSANELLO e ROZA.pdf: 1477691 bytes, checksum: 64a61718aa13d0ddf4e6beab0d7ffee0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T17:56:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BALSANELLO e ROZA.pdf: 1477691 bytes, checksum: 64a61718aa13d0ddf4e6beab0d7ffee0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T17:56:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BALSANELLO e ROZA.pdf: 1477691 bytes, checksum: 64a61718aa13d0ddf4e6beab0d7ffee0 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectArquitetura para deficientespt_BR
dc.subjectAcessibilidade ao meio físicopt_BR
dc.titleInclusão escolar: um olhar sobre a acessibilidade dos alunos com deficiência nos parques de educação infantilpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BALSANELLO e ROZA.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.