Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee2Goulart, Anderson Jair-
dc.contributor.referee3Garcez, Rodrigo-
dc.creatorHoffmann, Janaina-
dc.date2015-12-16-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:56:54Z-
dc.date.available2017-10-11T17:56:54Z-
dc.date.issued2016-01-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1473-
dc.description.resumoObjetivar-se-á neste trabalho apresentar, discutir e refletir sobre as possibilidades de intervenção pedagógica nos anos iniciais através de produção de texto, dialogando com a alfabetização e letramento e de como a apropriação da leitura e escrita pode se tornar significativa através da inter-relação das práticas de letramento com a escrita. Procurar-se-á problematizar a estruturação e a caminhada da alfabetização até a relevância desta por meio da produção textual. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica que contou com teóricos como Bakhtin (2003), Britto (2012), Cagliari (1998), Geraldi (1997) e Soares (2010) entre outros para subsidiarem a pesquisa, e que de alguma maneira refletem conceitos na perspectiva de linguagem e escrita como interação, possibilitando que os sujeitos se desenvolvam a partir de práticas significativas de alfabetização e letramento. Os resultados não são unânimes, mas o que se quer ainda nas escolas são métodos que sejam rápidos e eficazes, que transformem em pouco tempo, como num passe de mágica. Difícil é esse processo veloz acontecer mediante a reflexão e construção do pensamento crítico, pois mais fácil é o reproduzir, o construir dá trabalho e a lacuna na formação de professores a respeito, é o grande empecilho para que práticas significativas tomem conta da escola e da realidade brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-10-11T13:09:19Z No. of bitstreams: 1 HOFFMANN.pdf: 735180 bytes, checksum: 9b351052f4364b025f17dc34a8483198 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T17:56:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HOFFMANN.pdf: 735180 bytes, checksum: 9b351052f4364b025f17dc34a8483198 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T17:56:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HOFFMANN.pdf: 735180 bytes, checksum: 9b351052f4364b025f17dc34a8483198 (MD5) Previous issue date: 2016-01-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectInter-açãopt_BR
dc.subjectInterlocuçãopt_BR
dc.titleOs anos iniciais e o texto: produção textual como prática alfabetizadora de sentido e significadopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HOFFMANN.pdf717,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.