Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1473
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paim, Marilane Maria Wolff | - |
dc.contributor.referee1 | Paim, Marilane Maria Wolff | - |
dc.contributor.referee2 | Goulart, Anderson Jair | - |
dc.contributor.referee3 | Garcez, Rodrigo | - |
dc.creator | Hoffmann, Janaina | - |
dc.date | 2015-12-16 | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-11T17:56:54Z | - |
dc.date.available | 2017-10-11T17:56:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1473 | - |
dc.description.resumo | Objetivar-se-á neste trabalho apresentar, discutir e refletir sobre as possibilidades de intervenção pedagógica nos anos iniciais através de produção de texto, dialogando com a alfabetização e letramento e de como a apropriação da leitura e escrita pode se tornar significativa através da inter-relação das práticas de letramento com a escrita. Procurar-se-á problematizar a estruturação e a caminhada da alfabetização até a relevância desta por meio da produção textual. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica que contou com teóricos como Bakhtin (2003), Britto (2012), Cagliari (1998), Geraldi (1997) e Soares (2010) entre outros para subsidiarem a pesquisa, e que de alguma maneira refletem conceitos na perspectiva de linguagem e escrita como interação, possibilitando que os sujeitos se desenvolvam a partir de práticas significativas de alfabetização e letramento. Os resultados não são unânimes, mas o que se quer ainda nas escolas são métodos que sejam rápidos e eficazes, que transformem em pouco tempo, como num passe de mágica. Difícil é esse processo veloz acontecer mediante a reflexão e construção do pensamento crítico, pois mais fácil é o reproduzir, o construir dá trabalho e a lacuna na formação de professores a respeito, é o grande empecilho para que práticas significativas tomem conta da escola e da realidade brasileira. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-10-11T13:09:19Z No. of bitstreams: 1 HOFFMANN.pdf: 735180 bytes, checksum: 9b351052f4364b025f17dc34a8483198 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T17:56:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HOFFMANN.pdf: 735180 bytes, checksum: 9b351052f4364b025f17dc34a8483198 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-11T17:56:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HOFFMANN.pdf: 735180 bytes, checksum: 9b351052f4364b025f17dc34a8483198 (MD5) Previous issue date: 2016-01-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Inter-ação | pt_BR |
dc.subject | Interlocução | pt_BR |
dc.title | Os anos iniciais e o texto: produção textual como prática alfabetizadora de sentido e significado | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HOFFMANN.pdf | 717,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.