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Tipo: Monografia
Título: Ensino fundamental de nove anos: abordagens em uma década de revista nova escola
Autor(es): Segatto, Tauana Helena
Primeiro Orientador: Pierozan, Sandra Simone Hopner
Primeiro membro da banca: Sanceverino, Adriana Regina
Segundo membro da banca: Vizzotto, Liane
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise acerca das abordagens da revista Nova Escola sobre o Ensino Fundamental de Nove Anos, tendo em vista a compreensão sobre suas concepções e disposições sobre a política pública de ampliação do Ensino Fundamental. Para tanto, elencam-se como objetivos mais expressivos, compreender as normativas e a história do Ensino Fundamental no Brasil até chegar a sua configuração atual. Pretende-se analisar se as concepções da revista Nova Escola demonstram o periódico como favorável ou crítico a nova política. Busca-se ainda, avaliar a força das revistas pedagógicas, em especial a revista Nova Escola, como uma ferramenta para difundir ideias e práticas em educação. Para tanto, irá desenvolver-se, além da leitura de materiais do Ministério da Educação (MEC) e documentos legais, a análise de cem edições da revista Nova Escola, do período de 2004 a 2013, averiguando nestas as reportagens e matérias referentes ao Ensino Fundamental de Nove Anos. Nesse aspecto, os resultados obtidos nos permitem a compreensão de que a revista Nova Escola trata a ampliação do Ensino Fundamental de Nove Anos como uma forma de qualificar a educação, nunca colocando em questão sua eficiência, o que possivelmente seja devido ao fato da publicação e distribuição da revista às escolas ser financiada pelo governo federal.
Abstract/Resumen: This research presents an analysis about the approaches of the New School magazine about the Nine Years' Elementary School, in order to understand its conceptions and dispositions on the public politics of expansion of Elementary School. To do so, they are listed as more expressive objectives, to understand the norms and history of Elementary School in Brazil until reaching its current configuration. It is intended to analyze if the conceptions of the magazine Nova Escola show the journal as favorable or critical the new policy. It also seeks to evaluate the strength of pedagogical journals, especially Nova Escola magazine, as a tool to disseminate ideas and practices in education. To this end, the analysis of 100 editions of the Nova Escola magazine, from 2004 to 2013, will be developed, in addition to reading materials from the Ministry of Education (MEC) and legal documents, Fundamental of Nine Years. In this aspect, the results obtained allow us to understand that the magazine Nova Escola treats the expansion of the Nove Anos Primary School as a way to qualify education, never questioning its efficiency, which is possibly due to the fact of publication and Magazine to schools to be funded by the federal government.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Periódico científico
Pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/148
Data do documento: 9-Dez-2014
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