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Tipo: Monografia
Título: Conhecimento escolar em revista: um estudo na revista Educação (2013-2014)
Autor(es): Pereira, Anna Luiza Verdi
Primeiro Orientador: Silva, Roberto Rafael Dias da
Primeiro membro da banca: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Segundo membro da banca: Bresolin, Paoline
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso, ao vincular-se à perspectiva dos Estudos Curriculares, considera analiticamente a necessidade de problematizar não somente os currículos, como também o conhecimento escolar que é ensinado e transmitido nas escolas contemporâneas, bem como as influências que este recebe em diferentes contextos educativos. Pretende examinar as concepções de conhecimento escolar que podem ser lidas nas edições da Revista Educação, publicadas no período entre 2013 e 2014, bem como os sentidos curriculares nela propostos, estabelecendo uma análise e contrastando estas diferentes concepções. Ao longo do texto defende-se o conhecimento escolar como central no currículo, entretanto, compreende-se que a cultura e a experiência subjetivas dos estudantes não são descartadas; para tal afirmação utiliza-se o conceito de “conhecimento poderoso” de Young (2007). Busca-se identificar, nas vinte edições da Revista Educação, temáticas que versavam sobre o referido objeto investigativo. Observa-se a predominância dos conceitos de avaliação e competitividade. Assim, todas as páginas que versavam sobre as mesmas foram digitalizadas e distribuídas em tabelas de classificação e descrição para facilitar o processo de análise. Esse se procedeu a partir do arcabouço teórico assimilado e contrastado com as imagens correspondentes da revista. Para sustentar os argumentos, fez-se aproximação com os conceitos de performatividade de Pacheco e Pestana (2014) e Ball (2010a; 2010b); e de aprendizagem ao longo da vida de Lima (2012). As relações entre as temáticas encontradas e os conceitos acima referidos demonstraram o reducionismo da educação à meritocracia, hierarquização, padronização curricular, predominância do resultado ao invés do processo, pedagogização dos problemas sociais, dentre outros aspectos que geram muitos conflitos nas tarefas educativas.
Abstract/Resumen: The present Concluding Work, when linked to the perspective of curricular studies, considers analytically the need to problematize not only the curricula, but also the school knowledge that is taught and transmitted in contemporary schools, as well as the influences that it receives In different educational contexts. It aims to examine the conceptions of school knowledge that can be read in editions of the Education Magazine, published in the period between 2013 and 2014, as well as the curricular senses proposed in it, establishing an analysis and contrasting these different conceptions. Throughout the text school knowledge is advocated as central in the curriculum, however, it is understood that students' subjective culture and experience are not discarded; For this affirmation the concept of "powerful knowledge" of Young (2007) is used. In the twenty editions of the Education Magazine, we tried to identify themes that dealt with the aforementioned investigative object. It is observed the predominance of the concepts of evaluation and competitiveness. Thus, all the pages that dealt with them were digitized and distributed in tables of classification and description to facilitate the analysis process. This was done from the theoretical framework assimilated and contrasted with the corresponding images of the magazine. To support the arguments, the concepts of performativity of Pacheco and Pestana (2014) and Ball (2010a; 2010b) were approached; And lifelong learning in Lima (2012). The relations between the themes found and the concepts mentioned above have demonstrated the reductionism of education to meritocracy, hierarchization, curricular standardization, predominance of the result instead of the process, pedagogization of social problems, among other aspects that generate many conflicts in the educational tasks.
Palavras-chave: Conhecimento
Escola
Avaliação da educação
Periódico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/149
Data do documento: 11-Dez-2014
Aparece nas coleções:Pedagogia

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