Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Flain, Angela Luzia Garay-
dc.creatorKusy, Adriane-
dc.date2016-11-30-
dc.date.accessioned2017-10-11T18:34:23Z-
dc.date.available2017-10-02-
dc.date.available2017-10-11T18:34:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1506-
dc.description.abstractCada profesional en su área de actuación tiene un valor social reconocido de diferentes maneras. Dependiendo de cómo los profesionales están representados principalmente por los medios de comunicación, estas representaciones pueden influir y cambiar la forma cómo se ve a cada profesional y cómo se lo considera en el contexto social. Este artículo tiene como objetivo investigar cuál es el valor social asignado a la profesión docente construido por los medios de comunicación a través del género tiras. Teniendo en cuenta que los medios de comunicación tienen un fuerte poder de influencia en la sociedad y en la vida de las personas, la forma como el profesor es representado en este género puede influir o reforzar concepciones respecto a su función y su valor social. Para componer el corpus se eligieron seis tiras publicadas en el diario Folha de São Paulo, Jornal NH, y el sitio web UOL Noticias, que tenían el profesor como tema. El análisis consideró los elementos humorísticos, el entorno, los personajes y el discurso que implica en la representación de los profesores. Fue posible constatar que las estrategias utilizadas en las tiras destacan la imagen de un profesional devaluado socialmente caricaturizado y satirizado, principalmente debido a su sueldo, malas condiciones de trabajo y abuso de poder.pt_BR
dc.description.resumoCada profissional na sua área de atuação tem um valor social reconhecido de formas diferentes. Dependendo da maneira como os profissionais são representados, principalmente através da mídia, estas representações podem influenciar e modificar a forma como cada profissional é visto e considerado no contexto social. Este artigo tem como objetivo investigar qual é valor social atribuído à profissão professor, construído pela mídia através do gênero charge. Uma vez que a mídia tem um forte poder de influência na sociedade e na vida das pessoas, a forma como o professor é representado nesse gênero pode influenciar ou fortalecer concepções a respeito do seu papel e valor social. Para compor o corpus foram escolhidas seis charges publicadas no jornal Folha de São Paulo, Jornal NH e no site UOL Notícias, que tinham o professor como tema. Na análise, consideraram-se os elementos humorísticos, o cenário, os personagens e o discurso, envolvendo a representação do docente. Foi possível constatar que as estratégias utilizadas nas charges realçam a imagem de um profissional desvalorizado socialmente, caricaturado e satirizado, principalmente em função de sua remuneração, condições inadequadas de trabalho e abuso de poder.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-02T19:31:03Z No. of bitstreams: 1 KUSY.pdf: 1452021 bytes, checksum: 16709ed9175ab832c7d5486e71e22a1d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T18:34:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KUSY.pdf: 1452021 bytes, checksum: 16709ed9175ab832c7d5486e71e22a1d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T18:34:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KUSY.pdf: 1452021 bytes, checksum: 16709ed9175ab832c7d5486e71e22a1d (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectProfissionalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.titleO valor social atribuído à profissão professor construído pela mídia através do gênero chargept_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KUSY.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.