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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Picoli, Bruno Antonio-
dc.creatorSchmitz, Adrieli-
dc.date2016-07-10-
dc.date.accessioned2017-10-11T18:39:23Z-
dc.date.available2017-10-03-
dc.date.available2017-10-11T18:39:23Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1525-
dc.description.abstractThis research seeks to analyze the Observation and Teaching reports prepared by students / trainees of the Bachelor's Degree in History from the Federal University of Southern Border, and thus verify that they attach importance to internship carried out during the undergraduate course to teacher training. Thus, the theoretical foundation will be with authors like Selma Garrido Pimenta, Hilda Ortiz Dmitruck, Joan Romanowsky, Stella Piconez, among others. The research is divided into three chapters, of which the first was made a quick contextualization of teacher education in Brazil, as well as verification of Laws, Regulations, Guidelines, dealing with stages and teacher training in general and specific in history. In the second chapter, he emphasized more the training of history teachers, still making an analysis of the Education Programme of the UFFS history degree (2010). In the third chapter we analyzed the observation reports, Intervention Projects and Reports Teaching in Elementary School six students / trainees, between 2015/1 and 2015/2. Thus, it was observed and it was concluded that the students / trainees believe to be very important stage of time to his training as a teacher, with a view that is there at the moment where you will be experiencing the reality of Basic Education, which can reflect and analyze the various situations that occur every day in between. Could still see aspects that the students / trainees out, such as characterization of classes as calm or agitated, even if it is a peaceful group which seeks to better achieve the goals as you can see in the text later.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar os Relatórios de Observação e Docência elaborados pelos alunos/estagiários do curso de Licenciatura em história, da Universidade Federal da Fronteira Sul, e assim, verificar se os mesmos atribuem importância ao estágio curricular realizado durante o curso de graduação, para a formação docente. Assim, a fundamentação teórica se dará com autores como Selma Garrido Pimenta, Hilda Ortiz Dmitruck, Joana Romanowsky, Stella Piconez, entre outros. A pesquisa está divida em três capítulos, sendo que no primeiro foi feito uma rápida contextualização da formação de professores no Brasil, bem como verificação de Leis, Regulamentos, Diretrizes, que tratam dos estágios e da formação docente em geral, e específico em história. No segundo capítulo, se enfatizou mais a formação de professores de história, fazendo ainda uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de história da UFFS (2010). Já no terceiro capítulo foram analisados os Relatórios de Observação, Projetos de Intervenção e Relatórios de Docência no Ensino Fundamental de seis alunos/estagiários, no período de 2015/1 e 2015/2. Assim, observou-se e concluiu-se que os alunos/estagiários acreditam ser o momento de estágio muito importante para sua formação como professor, tendo em vista que é ali nesse momento onde se estará vivenciando a realidade da Educação Básica, podendo refletir e analisar as diversas situações que ocorrem cotidianamente nesse meio. Ainda foi possível perceber aspectos que os alunos/estagiários destacam, como caracterização das turmas quanto calmas ou agitadas, se é mesmo uma turma calma o que se busca para melhor se alcançar os objetivos, como será possível perceber no texto posteriormente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-10-03T18:30:32Z No. of bitstreams: 1 SCHMITZ.pdf: 633351 bytes, checksum: e3ea4f6f778c83d6c386a945bf1dd7ef (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-10-11T18:39:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHMITZ.pdf: 633351 bytes, checksum: e3ea4f6f778c83d6c386a945bf1dd7ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-11T18:39:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHMITZ.pdf: 633351 bytes, checksum: e3ea4f6f778c83d6c386a945bf1dd7ef (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágios supervisionadospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleA importância do estágio supervisionado na licenciatura em história: percepções dos acadêmicos do curso de história da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó (2015/1-2015/2)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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