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Type: Monografia
Título : Mercado institucional e agricultura familiar: o caso da Cooper Familiar
Author: Bilini, Adriana
First advisor: Gonçalves, Marcio de Medeiros
Resume: O mercado convencional de produtos agrícolas, baseado nos circuitos longos de comercialização tem afastado o produtor do consumidor e dado espaço aos atravessadores, que pagam pouco pelo produto. Esse processo tem contribuído para a exclusão de muitos agricultores, principalmente os de base familiar. Apesar de organizados em cooperativas os agricultores familiares continuam tendo dificuldade em comercializar seus produtos seja em função da pequena escala, da sazonalidade ou da falta de planejamento da produção. Para as entidades que representam a agricultura familiar, a busca por espaços de comercialização é um constante desafio. Com o surgimento de programas institucionais de compra de alimentos da agricultura familiar o cenário da comercialização mudou. Hoje os principais programas de aquisição de alimentos são o PAA e o PNAE, que compram alimentos da agricultura familiar para suprir a necessidade de escolas e entidades socioassistenciais. A Cooper Familiar é uma cooperativa que representa agricultores familiares de 15 municípios da região Oeste de SC, pioneira no mercado institucional atuando desde 2002 no setor. O presente estudo tem como objetivo estudar as relações da Cooper Familiar com o mercado institucional, relacionando a diversidade e volume oferecidos, com a demanda dos diferentes canais de comercialização acessados e verificar possíveis entraves e oportunidades nas relações da cooperativa com o mercado institucional. O estudo foi realizado na Cooperativa Alternativa da Agricultura Familiar – Cooper Familiar no município de Chapecó – SC, no período de Março a Outubro de 2014. A metodologia utilizada é o estudo de caso. Os dados foram coletados através de pesquisa documental e observação direta. Foram identificados os fluxos materiais e burocráticos referentes às operações de comercialização vinculadas ao mercado institucional. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem sistêmica. Os resultados obtidos apontam para a importância do mercado institucional no fortalecimento e estruturação da cooperativa, contribuindo para a diversificação da produção e melhorias na renda dos associados. O aumento da diversidade de produtos ofertados aumenta a possibilidade de comercialização por parte da cooperativa. Apesar das contribuições dos programas PAA e PNAE, percebeu-se que poucas famílias tem conseguido acessar os programas e que os maiores entraves para esse acesso estão na falta de compreensão dos gestores públicos sobre a importância da compra local e da agricultura familiar. A burocracia exigida para incluir novas famílias também desestimula o acesso. Dentro da cooperativa foi possível observar que as dificuldades de funcionamento estão relacionadas à falta de capital para investimentos e a falta de pessoal para prestar ATER e organizar a produção dos associados.
Resumen : The conventional market for agricultural products, based on long distribution channels have removed the consumer and producer given space to middlemen, who pay little for the product. This process has contributed to the exclusion of many farmers, especially family based. Although organized family farmers cooperatives still have difficulty in marketing their products is due to the small scale of seasonality or lack of production planning. For entities representing family agriculture, the search for marketing spaces is a constant challenge. With the emergence of family farming in the purchase of food for institutional programs the marketing landscape has changed. Today the main food purchase programs are PAA and PNAE, who buy food from family farms to meet the need of schools and social assistance entities. The Cooper Family is a cooperative representing family farmers in 15 counties of SC West, a pioneer in the institutional market since 2002 working in the sector. This study aims to study the relationship of the Cooper Family with the institutional market, relating to diversity and volume offered, with the demand of different marketing channels accessed and identify possible obstacles and opportunities in cooperative relations with the institutional market. The study was conducted in the Cooperative Alternative Family Farming - Cooper Family in Chapecó - SC, in the period from March to October 2014. The methodology used is the case study. Data were collected through desk research and direct observation. Materials and bureaucratic flow relating to marketing operations linked to the institutional market were identified. Data were analyzed from a systemic approach. The results point to the importance of the institutional market and in strengthening cooperative structure, contributing to the diversification of production and improvements in income of associates. The increased diversity of products offered increases the possibility of marketing by the cooperative. Although the contributions of PAA and PNAE programs, it was noticed that few families have been able to access the programs and that the greatest obstacles to such access are the lack of understanding of public officials about the importance of buying local and family farming. The bureaucracy required to include new families also discourages access. Within the cooperative was observed that the operating difficulties are related to the lack of working capital for investment and the lack of staff to provide technical assistance and organize the production of the members.
Palabras clave : Agricultura familiar
Produtos agrícolas
Cooperativismo
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1526
Fecha de publicación : 2014
Aparece en las colecciones: Agronomia

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