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Type: Monografia
Title: Produtos orgânicos: aspectos gerais de comercialização em Chapecó (SC)
Author: Cavallet, Bruna Valencio
First advisor: Zonin, Valdecir José
Resume: O interesse da população em introduzir hábitos saudáveis em suas vidas impulsiona cada vez mais o consumo de alimentos orgânicos no Brasil, o que tem estimulado a sua produção e comercialização. O mercado de produtos orgânicos demonstra-se incipiente em diversas regiões do país, não sendo diferente no município de Chapecó (SC). Tal conclusão resulta da complexidade que envolve os processos de comercialização. A compreensão do processo de comercialização torna-se importante, uma vez que, é este que irá garantir a renda do agricultor e a sua qualidade de vida. O objetivo do presente estudo consiste em caracterizar os aspectos relacionados à comercialização dos produtos orgânicos de origem vegetal certificados e/ou em processo de certificação no município de Chapecó (SC). Utilizou-se como metodologia o estudo de caso, com caráter exploratório e descritivo, conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas direcionadas aos experts, agricultores orgânicos e gerentes das redes de supermercados. Pelo estudo, verificou-se que os processos de comercialização são distintos, conforme as particularidades dos canais de comercialização, os quais se delineiam entorno do perfil dos consumidores e da oferta de produtos orgânicos. Atualmente, há poucos canais de comercialização que ofertam produtos orgânicos, principalmente em relação aos produtos in natura, devido ao baixo número de agricultores orgânicos certificados em Chapecó (SC). Além disso, as restrições de oferta e a falta de acordo entre supermercadistas e agricultores resultam em um desenvolvimento de mercado ainda bastante lento. As redes de supermercados exigem do agricultor uma frequência de distribuição, grandes quantidades e diversidade de produtos, possíveis apenas em uma produção em grande escala, não sendo esta a característica produtiva dos agricultores orgânicos estudados neste município. Os agricultores precisam de valorização dos seus produtos e, com as suas produções limitadas, preferem comercializar nas feiras municipais, cujos locais fornecem mais benefícios aos agricultores. A existência de um público consumidor não preparado para entender e valorizar a dinâmica produtiva, que são condicionadas a dificuldades sazonais e irregularidades no abastecimento de produtos orgânicos, torna-se um entrave para o desenvolvimento do mercado.
Abstract: The interest of the population to introduce healthy habits in their lives increasingly drives the consumption of organic food in Brazil, which has stimulated the production and marketing. The market for organic products is demonstrated incipient in several regions of the country, no different in Chapecó (SC). This conclusion results from the complexity involved in the marketing process. The understanding of the marketing process becomes important, since it is this that will ensure farmer income and their quality of life. The aim of this study is to characterize the aspects related to the marketing of organic products of plant origin certificates and / or certification process in Chapecó (SC). Was used as the case study methodology, with exploratory and descriptive, conducted through semistructured interviews directed to experts, organic farmers and managers of supermarket chains. For the study, it was found that the marketing processes are distinct, as the particularities of marketing channels, which are outlined around the profile of consumers and supply of organic products. Currently, there are few marketing channels that offer organic products, especially in relation to fresh products due to the low number of certified organic farmers in Chapecó (SC). In addition, the supply constraints and the lack of agreement between supermarkets and farmers resulting in a market development still quite slow. The supermarket chains require the farmer a frequency distribution, bulk and product diversity, possible only in a large-scale production, not being the productive characteristic of organic farmers studied in this county. Farmers need to use their products and, with its limited production, prefer to market in local fairs, whose sites provide more benefits to farmers. The existence of a consumer public not prepared to understand and value the productive dynamics, which are conditioned to seasonal difficulties and irregularities in the supply of organic products, it becomes an obstacle to the development of the market.
Keywords: Agricultura orgânica
Educação ambiental
Consumo de alimentos
Feiras
Agricultura
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1533
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Agronomia

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