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Tipo: Monografia
Título: Comportamentos de saúde de professores do magistério superior em uma universidade catarinense
Autor(es): Possamai, Kauiara
Primeiro Orientador: Funai, Anderson
Resumo: Trata-se de um estudo quantitativo transversal, que objetivou identificar os comportamentos/atitudes de saúde dos professores do magistério superior de uma universidade catarinense, a fim de correlacioná-los com a incidência de Transtornos Mentais Comuns – TMC e padrão de uso de álcool. Os comportamentos ou atitudes de saúde são considerados qualquer comportamento que afete a saúde, positiva ou negativamente. O cuidado com a alimentação, a prática de atividade física regular, a ingesta hídrica, o padrão consumo de álcool e tabaco, contribuem para a diminuição da ocorrência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) assim como no surgimento dos Transtornos Mentais Comuns (TMC). Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, pode-se afirmar que cerca de 60% dos óbitos ocorridos no mundo todo são causados por DCNT. Delimitou-se como tema deste trabalho a investigação dos hábitos de vida dos docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó, SC, tendo como questão de pesquisa: Quais são os comportamentos/atitudes de saúde dos professores do Campus Chapecó da UFFS? E como objetivo geral conhecer os comportamentos/atitudes de saúde dos professores do magistério superior da UFFS. A amostra foi composta por 60 Docentes do Campus Chapecó/SC, 51,7% mulheres; com média de idade de 38,96; com Desvio Padrão de 8,79; Casadas 63,3%; da área de Humanas 41,7%. Na aplicação do teste CAGE, obtevese respostas positivas para 11,7% na primeira questão e 1,7% na segunda; e em relação ao SRQ-20, 07 docentes pontuaram pelo menos 07 pontos, o que é considerado como TMC. A amostra apresentou comportamentos de saúde ambíguos, pois 61,3% realizam atividades de lazer; 83,3% não utiliza sal adicional nas refeições, entretanto, 53,3% se automedica, e 51,7% consomem bebida alcoólica. Os comportamentos de saúde, bem como as condições de trabalho dos docentes do ensino superior são fatores importantes a ser largamente estudados, para suscitar o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas para tal categoria.
Abstract/Resumen: This is a cross-sectional quantitative study, which aimed to identify the behaviors/attitudes of teachers health from the Magisterium higher than a University of Santa Catarina, in order to correlate with the incidence of Common mental disorders – TMC and pattern of alcohol use. Health behaviors or attitudes are considered any behavior that affects health, positively or negatively. The care of feeding, the practice of regular physical activity, the water intake, the consumption of alcohol and tobacco, contribute to the reduction in the occurrence of chronic non-communicable diseases (NCD) and the emergence of Common Mental Disorders (CMD). According to estimates from the World Health Organization, it can be said that about 60 percent of deaths worldwide are caused by NCD. Delimited as theme of this research work of the life habits of the Faculty of the Federal University of Southern Border - Campus Chapecó, SC, with the research question: what are the behaviors/attitudes of teachers health Campus Chapecó of UFFS? And as general objective to meet the behaviors/attitudes of health of higher teacher training teachers at a University of Santa Catarina. The sample was composed of 60 teaching staff of Campus Chapecó, 51.7% women; with an average age of 38.96; with standard deviation of 8.79; Married 63.3%; the Humanities 41.7%. In applying the test CAGE, obtained positive responses to 11.7% in the first question and 1.7% in the second; and in relation to the SRQ-20, 07 teachers scored at least 07 points, which is considered as CMD. The sample presented ambiguous health behaviors, as 61.3% carries out leisure activities; 83.3% does not use additional salt in meals, however, 53.3% to 51.7%, and prescribes his own pills consumed alcoholic beverage. Health behaviors, as well as the working conditions of teachers in higher education are important factors to be extensively studied, to encourage the development of public policies directed to such a category.
Palavras-chave: Comportamentos na sala de aula
Professor reflexivo
Transtorno Mental Comum
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1534
Data do documento: 2014
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