Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1539
Tipo: Monografia
Título: PROERD é o programa, PROERD é a solução? Etnografia das aulas do PROERD em Chapecó
Autor(es): Vargas, Igor de
Primeiro Orientador: Sartori, Ari José
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul, teve como foco realizar uma etnografia das aulas do PROERD ministradas pelos PMs Instrutores(as) do PROERD em quatro escolas de Chapecó, sendo três públicas e uma particular. O trabalho divide-se em duas partes: a primeira aborda aspectos mais gerais, o que é o PROERD, a seleção dos PMs Instrutores(as) do PROERD e as visões da PM sobre o PROERD. Na segunda parte, a partir da etnografia das aulas do PROERD e das entrevistas semi-estruturadas, abordo as relações de poder entre PMs homens e mulher, as diferenças entre escolas públicas e particulares, as drogas e seus estigmas, a visão e relação dos professores(as) e da direção para com os PMs Instrutores(as) do PROERD, os objetivos propostos pelo PROERD bem como sua importância para as escolas, alunos, PMs e PMs instrutores(as) do PROERD. O presente trabalho corrobora para pensarmos sobre as diferenças entre escolas públicas e particulares, diferenças na percepção por parte dos alunos (as) da autoridade do PM homem e mulher, além do principal objetivo do PROERD, que mudou, mas, mesmo assim, o programa segue mantido e isto tem uma intencionalidade.
Abstract/Resumen: This completion work of the degree course in Social Sciences from Universidade Federal da Fronteira Sul, focused conduct an ethnography of PROERD of classes taught by PMs Instructors the PROERD in four schools of Chapecó, three public and one private. The work is divided into two parts: the first deals with general aspects, which is the PROERD, the selection of PMs Instructors the PROERD and the visions of PM on PROERD. In the second part, from the ethnography of PROERD of classes and semi-structured interviews, I discuss the relations of power between PMs men and women, the differences between public and private schools, drugs and the stigmata, vision and respect of teachers and the direction toward the PMs instructors the PROERD, the objectives proposed by PROERD well as its importance for schools, students, military police and military police instructors the PROERD. This study corroborates to think about the differences between public and private schools, differences in perception by the students of the PM male and female authority in addition to the main objective of PROERD that changed, yet the program follows kept and this has an intentionality
Palavras-chave: Escola regular
Estigmas
Ensino e aprendizagem
Relações de gênero
Relações de poder
Escola pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1539
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VARGAS.pdf758,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.