Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchneiders, Michele-
dc.date.accessioned2017-05-17T17:57:43Z-
dc.date.available2017-05-17-
dc.date.available2017-05-17T17:57:43Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://localhost:443/handle/prefix/153-
dc.description.abstractn contemporary Brazilian Portuguese (PB), speakers alternate the use of the plural first-person pronoun We and people, especially in the role of subject (BRUSTOLIN, 2009; MOLLICA; NASCIMENTO, 2006; NOLL, 2008; ZILLES, 2007). A preliminary analysis of Portuguese high school textbooks (INFANTE, 2004; CEREJA; MAGALHÃES, 2005) revealed the predominance of the teaching of the pronoun nodes to designate the first person of the plural in the function of subject. This article aims to describe and analyze the treatment given to the teaching of first person plural pronouns In the Portuguese language high school textbooks. Two collections of textbooks from two Santa state schools Were involved in this research, the Madre Benvenuta Basic School of Education in São João do Oeste and the Escola de Basic Education Marechal Bormann, from Chapecó. The hypothesis is that the innovative pronoun we will arise infrequently In high school textbooks. Proof of this are the results of Viana's (2005, 83) survey which showed that in a Volume of a textbook, "the pronoun we do not appear in this [personal pronouns] picture and there is nothing Relation to its use as was done in another volume. " According to this result, we predict that the pronoun will appear As a variant form of the noun pronoun, but which must be used in informal situations of the language.pt_BR
dc.description.resumoNo Português Brasileiro (PB) contemporâneo, os falantes alternam o uso do pronome de primeira pessoa do plural nós e a gente principalmente na função de sujeito (BRUSTOLIN, 2009; MOLLICA; NASCIMENTO, 2006; NOLL, 2008; ZILLES, 2007). Uma análise preliminar de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio (INFANTE, 2004; CEREJA; MAGALHÃES, 2005) revelou a predominância do ensino do pronome nós para designar a primeira pessoa do plural na função de sujeito. Este artigo tem como objetivo descrever e analisar o tratamento dado ao ensino dos pronomes de primeira pessoa do plural nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. Duas coleções de livros didáticos de duas escolas estaduais de Santa Catarina foram envolvidas nesta pesquisa, a Escola de Educação Básica Madre Benvenuta, de São João do Oeste, e a Escola de Educação Básica Marechal Bormann, de Chapecó. A hipótese é de que o pronome inovador a gente surgirá com pouca frequência nos livros didáticos do ensino médio. Prova disso são os resultados da pesquisa de Viana (2005, p. 83) que mostrou que, em um dos volumes de um livro didático, “o pronome a gente não aparece nesse quadro [dos pronomes pessoais] e não há nada com relação ao seu uso como foi feito em outro volume”. De acordo com esse resultado, prevemos que o pronome a gente aparecerá como uma forma variante do pronome do nós, mas que deve ser utilizada em situações informais da língua.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-17T17:50:36Z No. of bitstreams: 1 SCHNEIDERS.pdf: 929361 bytes, checksum: 92b06422f2b0705c6e790713d6d656f2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-05-17T17:57:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHNEIDERS.pdf: 929361 bytes, checksum: 92b06422f2b0705c6e790713d6d656f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-17T17:57:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHNEIDERS.pdf: 929361 bytes, checksum: 92b06422f2b0705c6e790713d6d656f2 (MD5) Previous issue date: 10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.relation.ispartofO tratamento da variação de primeira pessoa do plural em livros didáticos de português do ensino médiopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectPronomespt_BR
dc.titleO tratamento da variação de primeira pessoa do plural em livros didáticos de português do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHNEIDERS.pdf907,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.