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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Hierarquia dos papéis temáticos atribuídos ao sujeito dos verbos destruir e explodir
Autor(es): Dall’Asen, Taise
Resumo: Este artigo tem como tema a hierarquia dos papéis temáticos atribuídos particularmente para a posição de sujeito dos verbos destruir e explodir em condições gramaticais específicas. O intuito é analisar como se configura a grade dos papéis temáticos dos verbos destruir e explodir mediante as construções que foram selecionadas para estudo: construção transitiva, construção intransitiva e construção ergativa, verificando-se como se aplica o Princípio da Hierarquia Temática nesses contextos linguísticos investigados. Buscamos atestar a hipótese de que, embora os verbos destruir e explodir integrem a mesma classe verbal (verbos de destruição), não possuem idêntica grade temática e isso acabaria por infringir a linearidade da Hierarquia Temática, conforme definida por Bresnan e Kanerva (1989). Entende-se por papel temático a atribuição de funções semânticas a complementos e a adjuntos, estabelecendo-se gramaticalmente uma relação de significado mental e conceitual para a interpretação da cena verbal e das entidades nela envolvidas (CANÇADO, 2012). Já a hierarquia temática corresponde a uma possível ordenação das estruturas sintáticas, a partir de uma organização dos papéis temáticos atribuídos aos argumentos, designando-se, então, a ordenação linear preferencial de cada papel temático (de acordo com a função sintática). Como resultado, este estudo apontou que a linearidade temática estabelecida por Bresnan e Kanerva (1989) é assimétrica para ambos os predicadores verbais estudados, uma vez que o papel temático de Paciente não possui aceitabilidade para a posição sintática de sujeito em diáteses com o verbo destruir
Abstract/Resumen: This article has as its theme the hierarchy of the thematic papers assigned in particular To the subject position of the verbs destroy and explode under specific grammatical conditions. O The purpose is to analyze how the grid of the thematic papers of the destructive and exploding verbs Through the constructions that were selected for study: transitive construction, construction Intransitive and ergative construction, verifying as it applies the Principle of the Thematic Hierarchy In these linguistic contexts investigated. We tried to prove the hypothesis that, although verbs Destroy, and explode integrate the same verbal class (verbs of destruction), do not have the same grade And this would ultimately infringe on the linearity of the Thematic Hierarchy, as defined by Bresnan, and Kanerva (1989). Thematic paper is the assignment of semantic functions to Complements and adjuncts, establishing a relation of mental Conceptual framework for the interpretation of the verbal scene and the entities involved (CANÇADO, 2012). Already Thematic hierarchy corresponds to a possible ordering of syntactic structures, from a Organization of the thematic papers attributed to the arguments, thus designating the linear ordering Of each thematic paper (according to the syntactic function). As a result, this study Pointed out that the thematic linearity established by Bresnan and Kanerva (1989) is asymmetric for Both verbal preachers studied, since the thematic role of Patient does not have Acceptability for the syntactic position of subject in diathesis with the verb to destroy
Palavras-chave: Verbos
Hierarquia temática
Classes verbais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/154
Data do documento: 2014
Título: Hierarquia dos papéis temáticos atribuídos ao sujeito dos verbos destruir e explodir
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