Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1542
Tipo: Dissertação
Título: Pré-Universitário Popular Alternativa: formação inicial para a docência entre a educação formal e não formal
Autor(es): Gomes, Tatiane Fernanda
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Pereira, Thiago Ingrassia
Segundo membro da banca: Pereira, Ascísio dos Reis
Terceiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: Esta dissertação dedica-se a compreender como se dá a articulação entre a educação não formal e a educação formal na relação entre o Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), e cursos de licenciatura, no que diz respeito à formação inicial para a docência dos educadores que atuam no projeto. Pretende-se requerer o reconhecimento do Alternativa como um espaço complementar na formação inicial para a docência. Para tanto, foi realizada uma reflexão sobre as bases teóricas e metodológicas da educação não formal e da educação popular, sua vinculação com os movimentos sociais e o surgimento dos cursos pré-vestibulares populares. O texto apresenta, descreve e caracteriza o PUPA, enfatizando a atuação do educador. São apresentados elementos que fundamentam a formação de professores, baseados em autores que a entendem como um processo contínuo realizado a partir de um viés crítico-reflexivo. Também são apresentados os pressupostos metodológicos utilizados na investigação, definida como pesquisa qualitativa que utiliza a técnica do grupo focal como principal fonte de coleta de dados. As considerações finais indicam uma relação de complementaridade exercida pelo PUPA em relação aos cursos superiores aos quais os educadores estão vinculados e é apresentado como produto da investigação um conjunto de documentos para os educadores estudantes comprovarem as atividades desenvolvidas no PUPA.
Abstract/Resumen: This dissertation dedicated itself to comprehend how happen the articulation between the no formal education and the formal education in the relation among the Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), and the graduation courses, concerning the initial formation for teaching of teachers that act in the project. It is purposed to claim the acknowledgment of the Alternativa as a complementary space in the initial education to teaching. For this, it was produced a reflection about the theoretical and methodological basis in no-formal education and popular education, its linking with social movements and the appearance of popular pre-vestibular courses. The text presents, describes and characterizes the PUPA, emphasizing the actuation of educator. They are presented the elements that ground the education of teachers, based in authors that understand it as a continuous process realized through a critical-reflexive perspective. Also, they are presented the methodological assumptions used in the investigation, it is defined as qualitative search that used the technique of focal group as the main source of collect of data. The final considerations indicate a relation of complementarity exercised by PUPA in relation to the superior courses in which the educators are vinculated and it is presented as product of investigation a set of documents to the educator student prove the activities developed in the PUPA.
Palavras-chave: Educação popular
Educação não formal
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1542
Data do documento: 5-Jun-2017
Nível: Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.