Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1544
Type: Dissertação
Title: Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e Formação Continuada: uma intervenção a partir da percepção docente
Author: Casonatto, Susiéli
First advisor: Gritti, Isabel Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Gritti, Isabel Rosa
metadata.dc.contributor.referee2: Valério, Mairon Escorsi
metadata.dc.contributor.referee3: Paludo, Conceição
Resume: O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, a Formação Continuada e o atual contexto do Ensino Médio, através da análise dos índices de reprovação e evasão, nortearam a discussão desta pesquisa. O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, no qual atuei como Orientadora de Estudo, motivou a pesquisa, visto que a Formação Continuada proporcionada, pelo Pacto, no chão da escola, promoveu espaços de reflexões. Nessa perspectiva, a pesquisa objetivou analisar os limites e potencialidades que impediram ou possibilitaram a ação coletiva entre os participantes para a consolidação de espaços de Formação Continuada na escola, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Logo, a investigação foi desenvolvida em uma escola pública estadual, no município de Chapecó, e os sujeitos foram os professores do Ensino Médio que participaram do Pacto. A pesquisa delineou-se a partir dos fundamentos da pesquisa-ação, com uma abordagem qualitativa. Durante a fase exploratória da pesquisa-ação, concluí, a partir dos questionários abertos realizados com os professores, que as formações propostas pelo Pacto haviam se apagado juntamente com o programa; porém, os professores descreveram a não continuidade como aspecto negativo. Mediante esse diagnóstico, identifiquei o problema e construí uma proposta de intervenção para ser discutida com esse coletivo, com o intuito de constituir espaços de formação na escola, na perspectiva da reflexão da prática a partir do aporte teórico de Paulo Freire. A intervenção aconteceu em cinco momentos, e utilizei os círculos de cultura como metodologia dos encontros. A disposição em círculo permite a construção das relações horizontalizadas e dialógicas, e todos os participantes atuam como sujeitos. No decorrer dos círculos de cultura, o diário de campo, a observação participante e os questionamentos descritivos desenvolvidos pelos professores orientaram a análise de dados da intervenção, a partir da análise de conteúdo. Os espaços de intervenção possibilitaram momentos de reflexão da prática, um novo olhar aos sujeitos do Ensino Médio, o despertar a novas leituras e o fortalecimento do grupo. Diante dos limites, destaco a excessiva jornada de trabalho do professor, a falta de tempo para pesquisar e planejar as aulas, e trabalhar em várias escolas com uma pequena carga horária. Ressalto que, nesse percurso, concluí que as formações continuadas são primordiais, visto que, além de fortalecerem o coletivo, promovem a reflexão da práxis pedagógica, a busca por aportes teóricos para fundamentar a prática, e o professor começa a enxergar-se como protagonista. Acredito que o objetivo geral foi atingido. A intervenção contribuiu para a constituição de espaço de formação; entretanto, o caminho para garantir a continuidade das ações é árduo e exige muita persistência da equipe pedagógica.
Abstract: The National Pact for Strengthening Secondary Education, Continuing Education and the current context of Secondary Education, through the analysis of failure and evasion rates, guided the discussion of this research. The National Pact for Strengthening Secondary Education, in which I acted as Study Advisor, motivated the research, since the Continuing Education provided by the Pact on school grounds promoted spaces for reflection. In this perspective, the research aimed at analyzing the limits and potentialities that prevented or enabled a collective action among the participants to consolidate Continuing Education spaces in the school, according to the proposal of the National Pact for Strengthening Secondary Education. Therefore, the research was developed in a public school belonging to the state of Santa Catarina, Brazil, in the town of Chapecó, and the subjects were the Secondary Education teachers who participated in the Pact. The research was delineated based on principles of action research, with a qualitative approach. During the action research’s exploratory phase, I concluded, from the open questionnaires carried out with the teachers, that the Continuing Education proposed by the Pact had been erased together with the program; however, teachers described non-continuity as a negative aspect. By means of this diagnosis, I identified the problem and constructed a proposal of intervention to be discussed with this group, to constitute spaces of continuing education in the school from the perspective of reflecting on the practice from the theoretical contributions of Paulo Freire. The intervention happened in five moments, and I used circles of culture as a methodology for the meetings. The arrangement in a circle allows the construction of horizontalized and dialogical relations, and all participants act as subjects. During the culture circles, the field diary, participant observation, and the descriptive questions answered by the teachers guided the analysis of intervention data, based on content analysis. The intervention spaces allowed for moments of reflection on the practice, a new look at the subjects of Secondary Education, the awakening to new readings and the strengthening of the group. Looking at the limits, I stress teachers’ excessive workload, lack of time to research and plan the classes, and work in several schools with a small workload. In this process, I concluded that continuing education is paramount, since, in addition to strengthening the group, it promotes reflection on pedagogical praxis, search for theoretical contributions to substantiate the teaching practice, and teachers begin to see themselves as protagonists. I believe the overall goal has been achieved. The intervention contributed to the formation of a training space; nonetheless, the path to ensure the continuity of actions is arduous and requires a lot of persistence from the pedagogical team.
Keywords: Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Ensino Médio
Formação Continuada
Professores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1544
Issue Date: 30-Aug-2017
metadata.dc.level: Mestrado Profissional
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CASONATTO.pdf1,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.