Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/156
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A compreensão leitora de estudantes em formação inicial: um estudo comparativo
Autor(es): Scheffer, Gabriel Augusto
Resumo: presente trabalho, analisaram-se e discutiram-se as capacidades e habilidades de leitura de um grupo de estudantes do curso de Letras de uma universidade pública localizada no munícipio de Chapecó- SC, sob a perspectiva da psicolinguística. Este estudo tem o objetivo de verificar o nível da competência leitora destes alunos no decorrer de alguns anos do processo de formação intelectual e profissional no âmbito acadêmico. A metodologia utilizada foi a aplicação de três Unidades de Leitura (ULs) compostas de textos e tarefas com diferentes graus de complexidade, instrumentos elaborados por Finger-Kratochvil (2010), baseados na escala do Programa para a Avaliação Internacional de Estudantes (PISA). Inicialmente, observou-se o desempenho em leitura destes sujeitos ingressantes no ensino superior, no período do primeiro semestre do curso, com o objetivo de verificar com que bagagem leitora estes alunos chegaram a uma instituição de ensino superior (IES). Em seguida, investigou-se os dados obtidos a partir dos testes, desta vez realizados com os estudantes na sétima fase da graduação. Por fim, teceu-se algumas considerações com o propósito de comparar os dois momentos e compreender a possível mudança incremental das habilidades desenvolvidas na trajetória do curso, além das lacunas predominantes inicialmente, superadas e das ainda restantes na construção da competência leitora dos participantes da pesquisa. Os resultados apontaram para uma evolução das capacidades leitora dos participantes, entretanto, com a permanência de lacunas no processo de formação, como a dificuldade de refletir e avaliar informações, além do insucesso com exigências de alto grau de complexidade de acordo com os domínios estudados.
Abstract/Resumen: Present work, the abilities and reading skills of a group of students of the course of Letters of a public university located in the municipality of Chapecó-SC, under the perspective of the psycholinguistics, were analyzed and discussed. This study aims to verify the level of reading competence of these students in the course of some years of the process of intellectual and professional formation in the academic field. The methodology used was the application of three reading units (ULs) composed of texts and tasks with different degrees of complexity, tools elaborated by Finger-Kratochvil (2010), based on the scale of the International Student Assessment Program (PISA). Initially, the reading performance of these subjects in higher education was observed in the first semester of the course, in order to verify with what reading baggage these students arrived at a higher education institution (HEI). Then, the data obtained from the tests, this time performed with the students in the seventh stage of the graduation, was investigated. Finally, some considerations were made in order to compare the two moments and to understand the possible incremental change of the abilities developed in the trajectory of the course, beyond the predominant gaps initially surpassed and those still remaining in the construction of the reading competence of the research participants . The results pointed to an evolution of the reading abilities of the participants, however, with the persistence of gaps in the training process, such as the difficulty of reflecting and evaluating information, as well as the failure with requirements of a high degree of complexity according to the domains studied.
Palavras-chave: Leitura
Leitor
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://localhost:443/handle/prefix/156
Data do documento: 2014
Título: A compreensão leitora de estudantes em formação inicial: um estudo comparativo
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHEFFER.pdf683,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.