Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1580
Tipo: Dissertação
Título: O ensino da Matemática e a utilização das TIC nas escolas estaduais da cidade de Erechim-RS: uma investigação
Autor(es): Battisti, Sabrina
Primeiro Orientador: Scheffer, Nilce Fátima
Resumo: A presente pesquisa tem como tema de investigação a utilização das TIC no ensino de Matemática. Cujos objetivos primordiais voltam-se para investigar a realidade das escolas estaduais da cidade de Erechim/RS quanto à utilização das TIC para ensinar Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e; apresentar uma proposta pedagógica de atividades virtuais para o ensino de Matemática. Apresenta-se uma reflexão sobre a formação inicial e continuada de professores, além das políticas públicas que fomentam a presença das TIC no ambiente educacional e a importância da sua utilização para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A metodologia volta-se para um estudo quali-quanti que tem por instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário para os professores de Matemática que compõem a amostra do estudo. Os resultados obtidos destacam que é preciso investir mais em cursos de formação continuada pautados na inserção das TIC na prática pedagógica, tendo em vista que, as escolas apresentam uma infraestrutura adequada no que tange os recursos tecnológicos, porém os professores não se sentem capacitados para utilizá-los durante as aulas de Matemática. A devolutiva da pesquisa contempla uma proposta pedagógica com atividades virtuais para ensinar Matemática, desenvolvidas a partir da exploração de software matemáticos e sites educativos, a ser disponibilizada para os professores de Matemática das escolas envolvidas.
Abstract/Resumen: The present research has as its object of study the use of ICT in Mathematics teaching. The primary objectives are to investigate the reality of the state schools of the city of Erechim/RS regarding the use of ICT to teach mathematics in the final years of Elementary School and; to present a pedagogical proposal of virtual activities for the teaching of Mathematics. A reflection on the initial and continuous formation of teachers is presented, alongside with public policies that stimulate the presence of ICT in the educational environment and the importance of its use for the process of Mathematics teaching and learning. The methodology uses a quali-quanti study that has by its instrument of data collection a form application to Mathematics teachers that compose the sample of the study. The results show that it is necessary to invest more in continuing education courses based on the insertion of ICT in pedagogical practice, since schools have an adequate infrastructure in terms of technological resources, but teachers do not feel able to use them during math classes. The research grant contemplates a pedagogical proposal with virtual activities to teach Mathematics developed from the exploration of mathematical software and educational sites, to be made available to the mathematics teachers of the schools involved.
Palavras-chave: Educação Matemática
Formação de professores
Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1580
Data do documento: 24-Ago-2017
Nível: Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATTISTI.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.