Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1589
Tipo: Monografia
Título: A "danação" da cultura edificada : a demolição da igreja matriz de Erechim
Autor(es): Malozzi, Ana Paula Prilla
Primeiro Orientador: Klein, Caroline Rippe de Mello
Primeiro membro da banca: Severo, Gerson Luis Egas
Segundo membro da banca: Fraga, Gerson Wasen
Resumo: O presente trabalho surgiu pela necessidade de uma pesquisa sobre a demolição da Igreja Matriz de Erechim ocorrida na década de 1960. Procurou-se analisar como tal evento ocorreu, como a sociedade reagiu a esse episódio, quais as motivações que desencadearam essa destruição, e como esses acontecimentos estão na memória dos moradores mais antigos da cidade, visto que a Igreja teve um relevante valor simbólico para grande parte da sociedade erechinense. A não preservação deste patrimônio histórico é um fato gerador de um profundo pesar para este município. Para tanto, neste trabalho analisar-se-á o contexto da época: a fase anterior à colonização, a efetivação da Colônia Erechim e a municipalização, e o desenvolvimento de Erechim ao longo de sua história. Paralelamente à narrativa da evolução do município será exposto como foi árduo para os pioneiros desta cidade edificar a Igreja Matriz, sendo que não muitos anos depois, este templo de estilo barroco era demolido para dar lugar à nova e moderna Catedral. A pesquisa está fundamentada na análise de uma bibliografia de obras pertinentes ao tema, nos registros da Paróquia São José, em publicações diversas, e nos relatos da história oral. Os resultados dessa análise evidenciarão que o processo que culminou na demolição da Igreja Matriz foi cercado por interesses obscuros e que há muitas contradições entre a história “oficial” divulgada pela diretoria paroquial composta na ocasião do ocorrido e entre a história descrita nos relatos de entrevistas de antigos moradores de Erechim.
Abstract/Resumen: The present work arose from the need for a research on the demolition of the Erechim’s Mother Church in the 1960s. We sought to analyze how this event occurred, how society reacted to that episode, what motivations triggered this destruction, and how these events are alive in the memory of the oldest inhabitants of the city, since this church had a significant symbolic value for much of the local society. The non-preservation of this historical patrimony is a fact that generates a deep regret for the municipality residents. For this purpose, the whole context of the period will be analyzed: the pre-colonization phase, the Erechim Colony and the municipalization, and the progress of Erechim throughout its history. Parallel to the narrative of the evolution of the municipality, it will be exposed how difficult it was for the pioneers of this city to build the Mother Church so that, many years later, this temple of baroque style would be demolished to make room for the new and modern Cathedral. The research is based on the analysis of a bibliography of works pertinent to the theme, in the records of the São José Parish, in several publications and in oral history reports. The results of this analysis will show that the process that culminated in the demolition of the Mother Church has been curtailed by obscure interests and that there are many contradictions between the official history of the parish board composed at the time of the event and between the story described in the reports of interviews of elderly residents of Erechim.
Palavras-chave: História de Erechim
Igreja matriz de Erechim
Patrimônio histórico
Valor simbólico
Preservação de patrimônio
Catedral de Erchim
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1589
Data do documento: Nov-2017
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOLOZZI.PDF1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.