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Type: Monografia
Título : Estilo de vida do consumidor masculino: um estudo no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
Author: Utzig, Martiele Maria
First advisor: Visentini, Monize Sâmara
metadata.dc.contributor.referee1: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee2: Battisti, Iara Denise Endruweit
Resume: Nos últimos tempos, com as mudanças que ambos os gêneros – masculino e feminino – vem sofrendo, novos papéis estão sendo assumidos perante a sociedade. A mulher dona de casa e dependente do cônjuge, hoje atua no mercado de trabalho e em muitos casos se tornou a provedora da família. Já os homens do século XXI, são conhecidos como o “novo homem” – o metrossexual – o qual deixa transparecer suas emoções e mostra-se preocupado em manter uma boa aparência, o que antes era permitido apenas para as mulheres. Com o surgimento do “novo homem” se tem um novo mercado de consumidores, os consumidores masculinos de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Esse novo consumidor também exigiu atualização da indústria, a fim de atender a demanda, que agora requer produtos específicos para as suas necessidades. Tendo em vista que este é um público novo de consumidores torna-se relevante melhor compreender seu estilo de vida, ou seja, o que este pensa, faz, como age, ou gasta seu dinheiro. Para isso, desenvolveu-se esta pesquisa, com o objetivo de identificar as características do estilo de vida do consumidor masculino que influenciam o consumo de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa com homens maiores de 18 anos. A base teórica para o desenvolvimento do instrumento de coleta de dados, um questionário on-line, foi à medida AIO (Atitude, Interesse e Opinião), técnica utilizada em pesquisas de estilo de vida. Os principais resultados encontrados referente à medida AIO, apresentaram média superior a 4, ou seja, as afirmativas mais relevantes do fator Atitude tem relação com atitudes voltadas ao bem da comunidade, a prática de atividades físicas e a satisfação no trabalho. As afirmativas mais relevantes do fator Interesse referem-se à importância da família, a objetivos futuros, a atividades cotidianas e sobre interesse pela comunidade. Já as afirmativas mais relevantes do fator Opinião são com relação a expectativas para o futuro, à qualidade dos produtos e, a novas e diferentes experiências. Por fim, conclui-se que as mudanças com relação ao papel que os homens vêm assumindo perante a sociedade são evidentes, principalmente no que se refere aos cuidados com a aparência. Além disto, pode-se destacar que esse homem vem se preocupando mais em atuar na sociedade que vive, em ajudar nas tarefas do lar e em cuidar do seu corpo levando em conta não apenas a aparência, mas seu bem estar e saúde. Os homens da amostra estudada, ainda concentram suas compras do setor de HPPC nos segmentos de Higiene Pessoal e Perfumaria, contudo, percebe-se que muitos já passaram a adquirir produtos que eram tidos como do universo feminino. E com o maior consumo destes produtos pelo público masculino acredita- se que o setor de HPPC tende a crescer ainda mais.
Resumen : Lately, with changes that both genders have undergone- male and female- , new roles have been assumed towards society. Women, who once were housewives dependent on the spouse, nowadays operate at the job market and in many cases become the family provider. On the other hand, men of XXI century are known as “new man”- the metrosexual- who lets emotions emerge and shows he is concerned to maintain the good appearance, which formerly was only allowed to women. With arouse of the “new man”, a brand-new market of consumers has emerge, male consumers of Personal Hygiene, Perfumery and Cosmetics (PHPC). This new consumer also obligated an update of industry, in order to attend the demand, which now require specific products for their needs. Taking into account this new public of consumers, becomes relevant better understand their life style, in other words, what they think, do, how they act or spend their money. For this a research was developed, with the goal of identify the characteristics of male consumers’ lifestyle that influence the consumption of Personal Hygiene, Perfumery and Cosmetics products. A descriptive research was developed, with quantitative approach applied to men over 18 years old. The theoretical background utilized for the collection instrument of data, an online questionnaire, was created with the AIO measure (Attitude, Interest and Opinion), technique utilized in lifestyle researches. The main results found concerning to AIO measure present mean superior of 4, that is, the most relevant affirmations of Attitude factor are associated with attitudes in contemplation of the community’s well, practice of physical activities and job satisfaction. The most relevant affirmatives of Interest factor concerns to family importance, a future goals, to daily activities and about community interest. Moreover, the most relevant affirmatives of Opinion factor are related to future expectative, quality of products and new and different experiences. At last, it is concluded that changes in what matter to roles that men have been assuming towards society are evident, mostly on what concerns to appearance cares. Furthermore, it is emphasized that men has been more attentive with acting in the society he lives in, helping at home tasks and take care of his body, bearing in mind not only his appearance, but also his well being and health. Men from the studied sample, still concentrate their purchases on the PHPC sectors of Personal Hygiene and Perfumery, however, it is perceived that many men already acquire products previously considered as belonging on the female universe. With the higher consumption of these products by the male public, it is believed that the PHPC sector tends to grow.
Palabras clave : Produção de cosmédicos
Consumidor masculino
Comercialização
Consumo de cosmédicos
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1597
Fecha de publicación : 16-nov-2016
Aparece en las colecciones: Administração

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