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Type: Monografia
Title: A comunicação usada no facebook por algumas das marcas mais valiosas do Brasil: uma análise do ranking do INTERBRAND do ano de 2015
Author: Krindges, Luisa
First advisor: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee1: Visentini, Monize Sâmara
metadata.dc.contributor.referee2: Radons, Daiane Lindner
Resume: Com o aumento gradativo da competitividade do mercado, o número de produtos e serviços ofertados vem disparando. O problema é que a demanda, muitas vezes, não alcança essa oferta, pois o número de produtos disponíveis é maior do que número de pessoas interessadas. Diante disso, as empresas precisam gerar valor para os consumidores e, para isso, procuram construir marcas fortes e consolidá-las no mercado. Para alcançar essa consolidação, as empresas passaram a expandir-se e a alcançar novos horizontes, aumentando a interação com os clientes, por exemplo. Essas ações auxiliam as empresas a permanecer no mercado e as tornam capazes de sobreviver e se destacar perante a concorrência. Um dos principais meios disponíveis atualmente para alcançar essa interação é a rede social Facebook, que liga milhões de usuários pelo mundo inteiro. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar a comunicação usada no Facebook por algumas das marcas mais valiosas do Brasil, segundo o Ranking da Interbrand de 2015. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Com o intuito de identificar a forma como algumas das marcas mais valiosas do Brasil se comunicam no Facebook fez-se uso da análise de conteúdo. Para obtenção dos dados, criou-se um modelo de coleta de dados e investigou-se as Fanpages das marcas, durante os meses de agosto e setembro de 2016. As marcas investigadas fazem parte dos setores financeiro, de bebidas e de varejo, sendo elas Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Skol, Brahma, Antarctica, Lojas Americanas, Casas Bahia e Extra. Evidencia-se que cada um dos setores apresentou algum tipo de destaque, como por exemplo, o setor financeiro é o responsável pelo maior número de curtidas, reações, compartilhamentos e comentários. Já o setor de bebidas é o que obteve maior número de curtidas na Fanpage e também os maiores engajamentos em suas publicações; no entanto, é o setor que apresentou os menores números de postagens. Quanto ao setor de varejo, foi o responsável pela maior quantidade de publicações por período, também possuindo o foco das publicações nos produtos que oferece aos clientes; enquanto que os setores financeiro e de bebidas possuem foco na interação, com o uso de conteúdos criativos e descontraídos. No que se refere as marcas, destaca-se que a marca Bradesco evidenciou o acontecimento das Olimpíadas e Paralimpíadas em suas publicações, promovendo vários conteúdos interativos com base nelas, fazendo uso de imagens, GIFs, vídeos e transmissões de vídeo on-line. Já a marca de bebidas Antarctica apresentou um longo período sem a realização de nenhuma postagem, deixando a sua Fanpage sem movimentações; enquanto que a marca Lojas Americanas foi a responsável pelo maior número de publicações, realizando um número de postagens exageradas por dia, o que sobrecarrega os fãs.
Abstract: With the gradual increase in market competitiveness, the number of products and services offered has sped up. The problem is that demand usually does not reach the offer, because the number of products available is bigger than the number of people interested. Before that companies need to generate value to consumers and, thereunto, aim to build strong brand and consolidate them on the market. To reach consolidation, companies began to expand and to achieve new horizons, increasing interaction with clients, for example. These actions helped companies to remain on the market and made them able to survive and stand out before the competition. One of the principal means available nowadays to achieve this interaction is the social network Facebook, which connects millions of users worldwide. In this perspective, the present study aims to analyze the communication used on Facebook by some of the most valuable brands in Brazil, according to InterBrand Ranking in 2015. Therefore, it was performed a descriptive research and a qualitative approach. In order to identify how some of the most valuable brands in Brazil communicate on Facebook, a content analysis was made. To obtain data, a template was created to collect it and to investigate these brands’ fanpage, during August and September 2016. The brands investigated are part of financial segment, beverage industry and retail sector, they are Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Skol, Brahma, Antarctica, Lojas Americanas, Casas Bahia and Extra. It is evidence that each one of the segments presented some kind of spotlight, such as the financial segment is responsible for the biggest number of likes, reactions, shares and comments. Beverage industry has got the higher number of likes in their fan page and the higher commitments in their publications too; however, it is the sector that presented lower number of posts. Regarding retail sector, it was responsible for the biggest quantity of publications per period, also holding focus on publishing products they offer to clients; meanwhile financial segment and beverage industry have focus on interaction, using creative and relaxed content. Regarding brands Bradesco is pointed out for showing the Olympics and Paralympic Games in its publications, promoting several interactive contents based on them, using images, GIFs, videos and online video transmissions. Since the beverage brand Antarctica presented a long time with no post, with no movement on its fan page; whereas Lojas Americanas was responsible for the higher number of publications, making excessive number of posts on a day, which overload fans.
Keywords: Marketing digital
Plano de marketing
Competitividade do mercado
Análise de produtos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1616
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:TCC Administração

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