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Type: Monografia
Title: Estudo do clima organizacional na Cooperativa Tritícola São Luizense Ltda. (COOPATRIGO)
Author: Thomas, Andiara Cristina
First advisor: Dill, Rodrigo Prante
metadata.dc.contributor.referee1: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee2: Wuerges, Artur Filipe Ewald
Resume: Com a finalidade de analisar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, as organizações realizam pesquisas de clima organizacional, que proporcionam um valioso instrumento de feedback, e a compreensão de como estão as relações entre a empresa e as pessoas que dela fazem parte. O objetivo principal deste estudo consistiu em avaliar a percepção dos colaboradores do setor administrativo e supermercados, da Cooperativa Tritícola São Luizense Ltda. (COOPATRIGO), ambos localizados no município de São Luiz Gonzaga, Estado do Rio Grande do Sul, sobre cinco dimensões do clima organizacional propostas por Martins (2008): apoio da chefia e da organização, recompensa, conforto físico, controle/pressão e coesão entre colegas. O método utilizado foi um levantamento do tipo survey, de abordagem qualitativa, cujo critério é descritivo. A pesquisa consistiu na aplicação de um questionário contendo cinco questões de identificação do respondente, e sessenta e três questões relacionadas ao clima organizacional propostas por Martins (2008). A amostra contou com noventa e seis questionários válidos, cujo critério de análise e interpretação, considera que as médias devem ficar sempre entre 1 e 5, dessa forma, valores acima de 4, indicam bom clima organizacional, por outro lado valores inferiores a 2,9 representam clima ruim enquanto que valores entre 2,9 e 4 indicam um estado de indiferença, ou seja, nem concordo, nem discordo. Porém no fator controle/pressão, a interpretação é inversa, na qual médias acima de 4 representam clima ruim, ou seja, existe muita pressão e controle, e médias abaixo de 2,9 representam clima bom, pouca pressão e controle exercidos. Dessa forma o presente estudo demostrou que nos três setores pesquisados, administrativo, supermercado da matriz e filial, não se encontrou indícios de clima organizacional ruim, porém apenas alguns itens que representam o fator controle/pressão, obtiveram médias superiores a quatro, onde os colaboradores do supermercado da matriz se sentem pressionados em relação à frequência e seus horários serem controlados com rigor. Já no setor administrativo os colaboradores afirmam que há pressão exagerada quanto ao cumprimento das tarefas dentro do prazo previsto, e por fim no supermercado da filial os colaboradores se sentem presos aos comandos de seus supervisores, ou seja, nada é feito sem autorização. Como se observa, possivelmente, esses itens não causam alterações negativas de clima, são apenas desconfortos que os colaboradores sentem e que podem ser resolvidos, na maioria dos casos, com diálogo entre as partes envolvidas, pois esses itens mesmo sendo superiores a quatro não afetam a análise do clima organizacional dos setores, e nem a análise geral da cooperativa, que resultou em bom clima organizacional.
Abstract: With purpose to analyze the perception of employees about the working place, organizations conduct researches of organizational climate, which provide a valuable tool for feedback, and understanding how are relations between the company and the people who are part of it. The aim of this study was to evaluate the perceptions of employees from the administrative sector and supermarkets, from the Cooperative Tritícola São Luizense Ltda. (COOPATRIGO), both located in São Luiz Gonzaga, State of Rio Grande do Sul, on five dimensions of organizational climate proposed by Martins (2008): support from management and organization, reward, physical comfort, control / pressure and cohesion among colleagues. The method used was a kind of the survey type of qualitative approach, whose criterion is descriptive. The research consisted of applying a questionnaire containing five respondent identification issues, and sixty-three issues related to organizational climate proposed by Martins (2008). The sample consisted of ninety-six valid questionnaires, whose criterion of analysis and interpretation, consider that the average should always be between 1 and 5 thus above 4 values indicate good organizational climate, on the other hand below 2, 9 represent bad climate while values between 2.9 and 4 indicate an indifference state, so neither agree or disagree. But the factor control / pressure, the interpretation is reversed, in which average above 4 represent bad climate, so there is a lot of pressure and control, and averages below 2.9 represent good climate, low pressure and practiced control. Thus, the present study demonstrated that in the three sectors surveyed, administrative, head office and branch supermarket, there was no bad organizational climate of indications, but only a few items that represent the factor control / pressure, obtained averages more than four, where employees from head office supermarket feel pressured regarding the frequency and their schedules are controlled rigorously. Already in the administrative sector employees claim there is excessive pressure on the fulfillment of tasks by the deadline, and finally in branch supermarket employees feel trapped at the controls of their supervisors, so nothing is done without authorization. As noted, possibly, these items do not cause negative climate changes, are just discomforts that employees feel and that can be solved in most cases, with dialogue between the involved parts, because these items even though more than four do not affect the analysis of organizational climate sectors, and even do affect not the analysis general of the cooperative, which resulted in good organizational climate.
Keywords: Cultura organizacional
Ambiente de trabalho
São Luiz Gonzaga
Relações intepessoais
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1630
Issue Date: 25-Nov-2015
Appears in Collections:TCC Administração

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