Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dill, Rodrigo Prante-
dc.contributor.referee1Reis, Denize Ivete-
dc.contributor.referee2Dalcin, Dionéia-
dc.creatorTen Caten, Marlon Pierre-
dc.date2015-12-09-
dc.date.accessioned2017-12-02T12:20:04Z-
dc.date.available2017-11-20-
dc.date.available2017-12-02T12:20:04Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1637-
dc.description.abstractMotivation at work is a subject discussed by many authors, however, motivation in public service is an issue that lacks of data when compared with other studies regarding to motivation. Proceeding from this context, the following study presents an analysis of articles about public service motivation published in Anais dos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD on the period of 2008 to 2014. Therefore, the study aimed to accomplish a literature review on motivation, identifying the theories that explain public servant’s motivation. Referring to the methodological procedures, the bibliographic method was followed. To collect data, articles published in EnANPAD were selected, thirty five (35) publications containing the words motivation and/or public servant on their titles were found, nevertheless, only eight discussed the selected subject. It was concluded, on this research, that majority of articles are from 2013 and 2014, thereby, they are recent publications, and demonstrate what researchers are studying and what theories are being utilized on the last years to defined what motivates public servants. The studies presented stated the need to amplify the number of research regarding to public service motivation, also, was identified within them, a significant number of theories to explain motivation, knowing that there is no theory that explains all. The main motivational currents found in the articles were: theory of need by Maslow; theory of need by Herzberg; theory of Vroom and intrinsic and extrinsic factors.pt_BR
dc.description.resumoMotivação no trabalho é um tema abordado por muitos pesquisadores, porém, motivação no serviço público é uma temática que carece de dados quando comparado a outros estudos sobre motivação. A partir desse contexto, o presente estudo apresenta uma análise dos artigos sobre a motivação no serviço público publicados nos Anais dos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD’s relativos aos anos de 2008 a 2014. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho foi realizar uma análise da literatura sobre motivação, buscando identificar as teorias utilizadas para explicar a motivação dos servidores públicos. Em relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa bibliográfica. Para a coleta das informações, foram utilizados artigos publicados nos Anais dos EnANPAD’s, onde foram encontrados trinta e cinco (35) publicações que tinham em seu título a palavra motivação e/ou servidor público, porém apenas oito artigos se referiam ao tema selecionado. Constatou-se, nessa pesquisa, que a maioria dos artigos são dos anos de 2013 e 2014, sendo assim, são publicações recentes, que mostram o que os pesquisadores estão estudando e quais teorias estão sendo utilizadas nos últimos anos para definir o que motiva os servidores públicos. Os estudos apresentados confirmam a necessidade de ampliar o número de pesquisas sobre motivação no serviço público e neles foi identificado um número significativo de teorias para explicar a motivação, sendo que não existe uma teoria que explique tudo. As principais correntes motivacionais que foram encontradas nos artigos são: Teoria das necessidades, de Maslow; Teoria das necessidades, de Herzberg; Teoria de Vroom e Fatores intrínsecos e extrínsecos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-20T18:54:00Z No. of bitstreams: 1 TEN CATEN.pdf: 626121 bytes, checksum: 124f08960c03960f10f779c9756feef1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-12-02T12:20:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TEN CATEN.pdf: 626121 bytes, checksum: 124f08960c03960f10f779c9756feef1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-02T12:20:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TEN CATEN.pdf: 626121 bytes, checksum: 124f08960c03960f10f779c9756feef1 (MD5) Previous issue date: 2015-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivação organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectTeorias motivacionaispt_BR
dc.subjectENANPADpt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.titleAnálise literária sobre motivação no serviço público no evento EnANPADpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEN CATEN.pdf611,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.